Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O discurso de Temer no Dia da Mulher foi sexista e um desastre

De acordo com ele, é apenas função da mulher a criação dos filhos.

Por Lucas Castilho
Atualizado em 15 abr 2024, 16h53 - Publicado em 8 mar 2017, 19h21
 (Divulgação/Agência Brasil)
Continua após publicidade

Michel Temer fez um discurso desastroso e extremamente sexista nesta quarta-feira, 08, em Brasília. Durante evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, data para lembrar da importância da luta das mulheres, entre outros absurdos, o presidente atribuiu apenas às mães a responsabilidade de educação dos filhos.

Leia Mais: Dia Internacional da Mulher: não me dê flores nesse 8 de março

“Tenho convicção do quanto a mulher, pela minha criação, pela Marcela, faz pela casa, pelo lar, pelos filhos. Se a sociedade vai bem, se os filhos crescem, é porque tiveram adequada formação em suas casas e, seguramente, quem faz isso não é o homem, é a mulher”, disse ele.

Leia Mais: 11 mentiras batidas sobre feminismo que precisam parar de ser repetidas

Segundo o presidente, a representação feminina no setor econômico fica restrita ao ambiente das compras. “Na economia, também a mulher tem grande participação. Ninguém é mais capaz de indicar os desajustes de preço no supermercado do que a mulher. Ninguém é capaz de melhor detectar as flutuações econômicas do que a mulher, pelo orçamento doméstico”, afirmou.

Continua após a publicidade

Acompanhado da primeira-dama, Marcela Temer, que discursou por cerca de dois minutos, o peemedebista, ao citar dados econômicos recentes, também disse que as mulheres ~finalmente~ vão poder trabalhar fora, mas sem deixar a casa de lado, óbvio. “Hoje, graças a Deus, as mulheres têm possibilidade de empregabilidade que não tinha no ano passado. Com a queda da inflação, dos juros, significa que também, além de cuidar dos afazeres domésticos, elas terão um caminho cada vez mais longo para o emprego”. 

Mercado de Trabalho

Michel Temer mostrou, também, uma total falta de sensibilidade e desconhecimento das diferenças de gênero no mercado de trabalho. De acordo com ele, atualmente, homens e mulheres estão igualmente empregados, mas com algumas restrições. Para justificar, a fala absurda citou o número de líderes femininas nas empresas. O que não é verdade.

Leia Mais: Descubra quanto você ganharia se fosse um homem

Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), elas ganham, em média, cerca de de 27% menos que os homens nas mesmas posições. Se a mulher for negra, então, recebe 40% menos do que um homem branco, por exemplo. Além disso, só 37% dos cargos em níveis de gerência são ocupados por elas. Equidade salarial? Só daqui 170 anos, como afirmou o recente Relatório Anual de Desigualdade Global de Gênero 2016, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial.

Continua após a publicidade

Representatividade

Temer afirmou que mulheres ainda são tratadas “como figura de segundo grau em outras partes do mundo, mas elas deveriam ocupar o primeiro grau”. Ele também citou a grande ~presença feminina~ no Congresso Nacional, o que, infelizmente, também não procede.

Dos 513 deputados, apenas 55 são mulheres. No Senado, dos 81 senadores, 12 são mulheres. Vale lembrar, também, que inicialmente NENHUMA mulher foi indicada para compor a equipe ministerial do Governo. Atualmente Grace Maria Fernandes Mendonça, na Advocacia Geral da União (AGU), é a única ministra em atividade.

Precisamos mais do que nunca do feminismo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.