Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Por que você precisa conhecer a atleta Yusra Mardini

A refugiada síria de apenas 18 anos salvou a vida de 20 refugiados nadando por três horas em mar aberto.

Por Gabriela Kimura
Atualizado em 21 jan 2020, 06h45 - Publicado em 6 ago 2016, 15h19
Ker Robertson/Staff/Getty Images (/)
Continua após publicidade

Pela primeira vez na história das Olimpíadas há um time composto somente de atletas refugiados. As origens são muitas: Síria, Sudão do Sul, Etiópia e República Democrática do Congo – mas a jovem Yusra Mardini é um destaque interessante no seleto grupo de 10 integrantes.

No ano passado, em meio às terríveis fugas de cidadãos sírios, Yusra viu o motor do barco em que estava falhar. Dentre outras 20 pessoas também estava sua irmã Sarah e quase ninguém sabia nadar. A decisão de Yusra veio imediatamente: as duas pularam na água congelante do Mediterrâneo para tentar ligar novamente.

A tentativa frustrada levou as irmãs a nadarem puxando o barco por três horas e meia, até chegar em terra firme na ilha grega de Lesbos. Yusra é filha de um técnico de natação e pratica o esporte desde os três anos de idade, contou a jovem para o New York Times.

Lars Baron/Staff/Getty Images
Lars Baron/Staff/Getty Images ()

Pouco tempo depois, ela e Sarah partiram para a Alemanha, chegando em Berlim, onde foram indicadas por uma ONG para participar de um clube. E nove meses depois de tudo isso, Yusra vai competir em uma Olimpíada no primeiro time de refugiados, nos 100 metros borboleta.

Hoje (06), apesar de não ter conquistado uma vaga nas semifinais, Yusra já conquistou fãs pelo mundo todo e sua história merece ser contada. Parece mesmo que essa é a Olimpíada das Olimpíadas, não?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Revista em Casa + Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps

A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.