Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90

A nova campanha da calcinha menstrual é com um modelo trans – e faz todo sentido

A marca nova-iorquina Thinx lançou um novo movimento sobre quebrar tabus em relação a menstruação e lembrar que pessoas (não apenas mulheres) passam por isso.

Por Gabriela Kimura
18 Maio 2016, 06h24 • Atualizado em 12 abr 2024, 10h30
Reprodução/Thinx (/)
Continua após publicidade
  • Pode parecer estranho que, em 2016, falar sobre menstruação ainda seja um tabu. Ainda incomode tanta gente, cause nojo, estranhamento e até exclusão social. Parece surreal que mulheres menstruem, usem absorventes, coletores menstruais ou as calcinhas Thinx, que são absorventes. Na verdade, o mais surreal de tudo é entender que pessoas menstruam.

    Pensando nisso, a marca nova-iorquina de calcinhas absorventes Thinx lançou uma campanha entitulada “Pessoas menstruam” e quem ilustra as fotos é o modelo trans Sawyer Devuyst. A proposta é falar sobre todas as pessoas que tem um ciclo menstrual – e como isso impacta na vida delas.

    Em novembro de 2015, a Thinx começou a comercializar um novo modelo de calcinha, no estilo shortinho/box, em comemoração da Semana da Visibilidade Transgênera nos Estados Unidos. E conversou com o modelo para entender o drama de não ter ninguém falando sobre homens que menstruam.

    Siga
    Siga
    Continua após a publicidade

    A tomada de consciência de seu gênero começou aos 23 anos, mas somente aos 28 entraram os hormônios e há mais ou menos cinco anos que Sawyer se identifica com o gênero masculino, mas ainda menstrua. “Não sinto como se estivesse no corpo errado. Eu acho que estou na sociedade errada, porque se você não é ou homem ou mulher, então ninguém sabe o que fazer com você.

    Nos dias do ciclo, Sawyer conta que usava várias calcinhas e um shorts por cima para garantir que ninguém pudesse perceber o que estava acontecendo. Por quê? Ninguém está acostumado a ver homens comprando absorventes sozinhos – e com certeza ninguém quer passar por esse momento de estranheza e julgamento. Além de ter que “dar um jeito” para jogar fora e todo o resto do constrangimento menstrual no banheiro masculino.

    Reprodução
    Reprodução ()

    Continua após a publicidade

    Lingerie (e o cara da lojinha que está seriamente julgando minha escolha de lanche da meia-noite) à prova de menstruação

    “As pessoas não falam sobre homens que menstruam e, até mesmo na minha cabeça, isso é uma coisa que não deveria acontecer comigo. Porque é uma característica feminina, que ‘tira’ a masculinidade”, conta o modelo. O lado bom é que qualquer pessoa pode adquirir a calcinha sem ter que ver a cara de julgamento de ninguém! Apesar de ser americana, é possível comprar os produtos pelo site da marca e eles entregam no Brasil. Os preços variam de US$ 29 a US$ 38*, aproximadamente R$ 150.

    *Preços pesquisados em maio/2016

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    OFERTA RELÂMPAGO

    Digital Completo

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia! kkkk
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 1,99/mês
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês. kkkkk