12 inspirações para a decoração de quartos pequenos
Confira dicas para decorar esse tipo de ambiente para dar a impressão de que ele é maior e de forma sofisticada

Imaginar a decoração de um quarto pequeno nem sempre parece uma tarefa fácil. Além de conseguir armazenar tudo o que precisa, deixar o ambiente com a sua cara pode se tornar um desafio. Pensando nisso, separamos uma lista de dormitórios elegantes para te inspirar e alguns truques que dão o efeito de que o espaço é maior, como o uso de espelhos.
Dicas e inspirações para decorar seu quarto pequeno
1. Fique atento à proporção do espaço

Respeitar a proporção entre o quarto e os móveis é essencial para o seu conforto. Por exemplo, uma cama, um guarda-roupa e mesas de apoio em medidas adequadas já podem ser suficientes para o seu dia a dia.
“Mantenha somente aquilo que é realmente usado”, aconselha a arquiteta Júlia Guadix, à frente do escritório Studio Guadi. Inclusive, uma boa dica é que haja um espaço de 50 cm no entorno da cama.
2. Invista na iluminação indireta

Assim como a iluminação é capaz de favorecer os quartos pequenos, ela também tem potencial para comprometer os ambientes. A luz centralizada torna as paredes mais escuras e o centro mais claro, o que dá a impressão de um espaço mais apertado, segundo a especialista. Por isso, ela indica investir na iluminação indireta para trazer mais conforto.
3. Prefira um guarda-roupa com portas de correr

“Para não prejudicar a circulação no quarto, o morador pode optar pela marcenaria com porta de correr“, diz a arquiteta. Dessa forma, dê preferência ainda para as que contém o vão completo entre piso e teto para melhor aproveitamento do maleiro do armário.
4. Coloque espelhos no quarto

O espelho é uma estratégia para criar a percepção de que o quarto é mais espaçoso. “Espelhos são bem-vindos nos quartos, mas sempre evito posicioná-los de modo que quem se deita à cama veja seu reflexo. Isso afasta aquele sensação de ter alguém te observando e levar sustos à noite”, finaliza Júlia.
5. Prefira cores claras

O projeto de Mariana Monnerat aproveita os tons claros, em uma cartela de cores próxima, e o mobiliário em madeira para deixar o dormitório acolhedor. A mesa de apoio, que vai de uma parede à outra, é destaque por sua funcionalidade e suas linhas limpas.
6. Misture técnicas e decoração

Desenvolvido por Paula Nader, esse quarto infantil conta com técnicas para dar a impressão de que é maior. Prova disso são os espelhos e o mobiliário sob medida. Mas o ponto-chave está na decoração! Alguns móveis já possuem figuras de animais, deixando o resultado mais adequado ao espaço e muito fofo.

7. Escolha o mobiliário com originalidade

A cama industrial, junto do boiserie e da luminária pendente, mostra a autenticidade do aposento. Além disso, o rosa-queimado nas paredes eleva essa característica, compondo uma boa alternativa de decoração para um quarto pequeno sem abandonar o aconchego.
8. Aposte na variedade de texturas

O quarto do casal, nesse apartamento de 50 m², precisou se manter integrado com a área social. Para ter um cômodo acolhedor, a designer de interiores Giseli Koraicho, à frente do escritório Infinity Spaces Arquitetura e Interiores, propôs uma variedade de texturas e contrastes, como na opção pela cabeceira de couro e o azul das almofadas.
9. Aproveite o espaço com uma cama suspensa

Transformar o aposento em uma “casinha de boneca” guiou o processo criativo da arquiteta Marina Salomão. Enquanto o chão de taco mantém a temperatura amena, o papel de parede e a marcenaria colorida permitem uma atmosfera lúdica. A cama suspensa foi usada para ampliar o ambiente e criar uma brinquedoteca.
10. Use elementos para compor a decoração

Para esse projeto, Mari Milani adotou o rosa claro nas paredes e a marcenaria branca para brincar com a leveza e harmonia do dormitório. Além disso, as listras verticais atrás da cabeceira complementam a decoração, enquanto os quadros acabam tirando a sensação de que falta algo.
11. Opte por um mobiliário integrado

O projeto de Mariana Monnerat pensa o mobiliário de forma integrada para otimizar a decoração de um quarto pequeno. Assim, o guarda-roupa e a cama formam o principal sinal disso: ela fica localizada no centro do armário, que conta com uma abertura ideal para acoplar outro móvel.
12. Equilibre cores e iluminação

Marcela Martins projetou um ambiente acolhedor a partir da iluminação indireta, das cores e dos objetos usados para decorar esse dormitório. A mesa de apoio, que segura uma planta, traz mais um charme ao espaço.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.