Sofá para casa com pets: descubra os tecidos que resistem a unhas e pelos
Descubra materiais que são mais resistentes a arranhões e fáceis de limpar, além de como disfarçar os pelos sem abrir mão do estilo
Quem tem pets em casa sabe: escolher um novo móvel pode ser um verdadeiro desafio. Os pelos, os arranhões e as brincadeiras dos bichinhos podem colocar à prova a nova aquisição.
Para entender qual o tecido ideal para o sofá conviver em harmonia com os animais de estimação, conversamos com as especialistas Luiza Pilar, diretora da Saccaro, Renata Nunes, diretora da Full House, e com a arquiteta Rosangela Pena.
Tecidos “pet-friendly”
Quando se trata de um sofá à prova de pets, a composição do tecido é mais importante que a cor ou o modelo. “Os mais recomendados são aqueles fáceis de limpar, duráveis e resistentes a manchas”, resume Luiza.
Segundo as especialistas, alguns materiais se destacam em lares com animais:
- Suede (ou microsuede): Um tecido sintético de trama bem fechada, o que o torna resistente a garras e evita que os pelos “grudem” com facilidade;
- Couro (ou couro Sintético de boa qualidade): É um campeão da praticidade. Não acumula pelos, pode ser limpo com um pano úmido e absorve menos odores;
- Poliéster: Fibra sintética conhecida por sua resistência e alta durabilidade.
- Lona: Traz uma estética mais rústica e casual, sem perder a funcionalidade e a resistência;
- Acquablock (e similares): Tecidos impermeáveis são aliados poderosos, facilitando a limpeza de manchas e resistindo bem a arranhões.
Renata Nunes, da Full House, faz um alerta importante: “Não significa que eles são ‘à prova de pets’. Se o animal ficar cavando muito tempo no mesmo lugar, pode rasgar do mesmo jeito. Mas, em comparação a outros tecidos, estragá-los vai ser uma tarefa mais difícil para os pets.”
Materiais que não combinam com pets
Na contramão de um ambiente pet friendly, Luiza Pilar aponta que tecidos de composição natural, como linho ou algodão puro, devem ser evitados. “Materiais naturais geralmente são mais delicados, estragando com facilidade”, explica.
Outro ponto de atenção são as tramas abertas, como o tricô ou alguns tipos de linho. “Além de permitir que as garras dos animais enganchem e puxem os fios, os pelos grudam com mais facilidade”, detalha a diretora da Full House.
Boas práticas: como aumentar a vida útil do sofá
Mesmo com o tecido certo, a manutenção é fundamental. As especialistas dão dicas de ouro para aumentar a durabilidade do móvel:
- Capas e mantas: Optar por capas removíveis e laváveis ou usar mantas sobre o assento são escolhas certeiras para manter o sofá limpo;
- Limpeza imediata: Limpe manchas assim que ocorrerem e remova migalhas ou sujeiras com frequência;
- Unhas aparadas: Manter as unhas dos pets sempre curtas reduz drasticamente o risco de arranhões;
- Arranhadores: “No caso de gatos, minha sugestão é oferecer um arranhador próprio para que eles não usem o sofá para isso”, finaliza a arquiteta Rosangela Pena.
Os detalhes do chá de bebê de Zoe, filha da Sabrina Sato
“Cabeça de ozempic”: entenda os riscos de usar canetas emagrecedoras sem acompanhamento médico
Grávida, Fernanda Machado conta sua história de superação
Horóscopo da semana: previsões dos signos até 21/04
Ela se apaixonou pela melhor amiga







