Morre James Caan, ator do clássico “O Poderoso Chefão”
Ator ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel de Sonny Corleone
Morreu nesta quarta-feira (6), o ator James Caan, que interpretou Sonny Corleone no clássico O Poderoso Chefão. A informação do falecimento foi confirmada nesta quinta-feira (7) com um post no perfil oficial do artista no Twitter.
It is with great sadness that we inform you of the passing of Jimmy on the evening of July 6.
The family appreciates the outpouring of love and heartfelt condolences and asks that you continue to respect their privacy during this difficult time.
End of tweet
— James Caan (@James_Caan) July 7, 2022
“É com grande tristeza que informamos a vocês a morte de Jimmy [apelido de James] na tarde de 6 de julho. A família aprecia as demonstrações de amor e condolências e pede que vocês continuem a respeitar a privacidade deles durante este período difícil”, diz o comunicado.
O Poderoso Chefão
Na trilogia do diretor Francis Ford Coppola, Caan interpretou Sonny Corleone, filho mais velho de Vito Corleone (Marlon Brando), papel que se repetiu no segundo longa e lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.]
Esta, aliás, não foi a primeira vez e nem a última que o ator foi escalado para um trabalho com Coppola. Os dois se conheceram na Universidade de Hofstra, e, anos mais tarde, trabalharam juntos no longa Caminhos Mal Traçados, antes da trilogia que mudaria a vida de ambos.
Trajetória profissional
Caan nasceu em Nova York e começou a carreira de ator em peças de teatro fora da Broadway. Em 1961, estrou na TV com a série Naked City. O primeiro papel no cinema viria dois anos depois, em 1963, em Irma la Douce. Antes do Oscar, ele também foi indicado ao Emmy pelo filme Glória e Derrota.
Outros destaques de sua carreira são Louca Obssessão (1990), Profissão: Ladrão (1981) e Rollerball: Os Gladiadores do Futuro (1975). Sua carreira foi considerada brilhante, mas começou a afundar após a morte prematura da irmã, Barbara Cann, que presidia sua produtora, e pelo abuso de drogas. Ele se afastou das telas até 1987, quando foi novamente convidado por Coppola para integrar o elenco de Jardins de Pedra.
Mais recentemente, atuou também em DogVille (2003), Um duende em Nova York (2003)e Queen Bess (2021), além de Gun Monkey, dirigido por Phillip Noyce e com lançamento previsto para 2023. O ator deixa um irmão e cinco filhos, entre eles o também ator Scott Caan, e quatro netos.