Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ex-monge dá dica para viver o presente e ensina visualização de gratidão

Em novo livro, "Pense como um Monge", Jay Shetty promove reflexões a partir de situações do dia a dia

Por Jay Shetty
21 abr 2021, 13h00
Ilustração de braços de mulheres se agarrando.
 (Isabella Pina/CLAUDIA)
Continua após publicidade

“Nós, monges, colocamos nossa gratidão em prática em todas as pequenas interações do dia. Certa vez, embarquei num Uber com muita pressa e distraído. O carro demorou um pouco mais que o normal para andar e, quando finalmente percebi e perguntei ao motorista se estava tudo bem, ele respondeu: “Sim. Estou só esperando o senhor responder ao meu ‘Oi’.” Isso me fez acordar e pode apostar que hoje sou mais cuidadoso em reconhecer a presença dos outros.

Ser curto e direto pode ser mais eficiente e profissional, mas passar nossos dias no piloto automático nos impede de compartilhar as emoções que nos unem e que nos sustentam. Um estudo que incentivou algumas pessoas nos trens dos subúrbios de Chicago a puxarem conversa com desconhecidos sobre qualquer tema constatou que aqueles que tomavam coragem para conversar relatavam uma experiência de transporte mais positiva.

A maioria desses passageiros havia imaginado que o desfecho seria o contrário e, ao examinar mais a fundo, os pesquisadores descobriram que não era por pensarem que os desconhecidos seriam desagradáveis, mas por temerem o constrangimento de puxar conversa e serem rechaçados.

Não foi o caso, e a maioria dos desconhecidos aceitou de bom grado conversar. Quando fazemos o esforço de nos conectar com aqueles que estão à nossa volta, criamos oportunidades de gratidão em vez de definhar no anonimato.

Pense em todas as atividades diárias que envolvem outras pessoas: ir e voltar do trabalho, um projeto profissional, fazer compras no mercado, levar as crianças para a escola, jogar conversa fora com seu parceiro.

Esses pequenos acontecimentos preenchem a nossa vida, e quanto prazer eles nos proporcionam depende em grande parte de nós. Depende especificamente de quanta bondade nós colocamos nessas interações e de quanta gratidão sentimos por elas.

Continua após a publicidade

EXPERIMENTE ISTO: UMA VISUALIZAÇÃO DE GRATIDÃO

Demore-se um instante agora mesmo pensando em três coisas que outras pessoas lhe deram:

1. Uma pequena gentileza que alguém lhe fez

2. Um presente que foi importante para você

3. Algo que torna cada dia um pouco melhor

Continua após a publicidade

Feche os olhos. Volte no tempo até o lugar e o momento desses acontecimentos e reviva o que você sentiu – as imagens, os cheiros e os sons. Torne a experimentar tudo com fascínio e vivencie esses sentimentos de maneira mais profunda.

Depois dessa visualização, reconheça que pequenas coisas estão acontecendo com você. Não as ignore nem as trate como normais. Em seguida, demore-se um instante experimentando a sensação de ser cuidado, lembrado, amado. Isso deve turbinar sua autoestima e sua autoconfiança.

Por fim, saiba que o simples fato de se sentir bem não é o objetivo final. Permita que esse reflexo conduza você à sensação de que deseja retribuir com amor, devolvendo àqueles que lhe deram ou transmitindo o amor e o cuidado àqueles que não os têm.

 

Jay sorri para a câmera
(Steve Erle/Divulgação)
Continua após a publicidade

Jay Shetty (@jayshetty) é ex-monge e autor do recém-lançado Pense Como um Monge (Sextante), seu primeiro livro.

 

 

 

 

 

 

 

 

Resiliência: como se fortalecer para enfrentar os seus problemas

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.