Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 3,99

Livro ‘Documentadas’ registra histórias e fotos de mulheres LGBTQIA+ 

A obra, lançada pela editora Funilaria, celebra a diversidade

Por Carol Castro
23 mar 2025, 05h00 •
Livro 'Documentadas' registra histórias e fotos de mulheres LGBTQIA+ 
Livro 'Documentadas' registra histórias e fotos de mulheres LGBTQIA+  (Fernanda Piccolo/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Livro ‘Documentadas’ registra histórias e fotos de mulheres LGBTQIA+  Livro ‘Documentadas’ registra histórias e fotos de mulheres LGBTQIA+ 
  • O tédio da pandemia despertou o interesse da fotógrafa Fernanda Piccolo pela história da população LGBTQIA+ no Brasil. Passou a estudá-la desde o período da colonização até os dias atuais. Mas sentiu falta de registros que interessavam a ela: os casais de mulheres bissexuais e lésbicas.

    “A história contava muito sobre gays, vários detalhes sobre eles. Mas nada das mulheres. Quando havia algo, era só ‘ah, a sapatão fez uma coisa aqui, outra ali’, numa posição de luta. Mas qual era a história delas, desses casais, o que elas gostavam de fazer? Construíram uma família?”, conta Piccolo. “Fui procurar em livros estrangeiros e também não tinha nada. Sempre pensei: se eu pegasse uma máquina do tempo e voltasse lá pra 1700, 1600, eu ia encontrar um casal lésbico. Mas não havia registro. Não existe história sobre nós. Como não tem e eu sou fotógrafa, decidi eu mesma criar isso.”

    Documentadas é um projeto de documentação fotográfica e histórica de casais lésbicos, bissexuais e pansexuais

    E assim, em 2021, nasceu o Documentadas, um projeto de documentação fotográfica e histórica de casais lésbicos, bissexuais e pansexuais. Logo de cara, quarenta casais do Rio de Janeiro, onde Fernanda mora, toparam compartilhar suas memórias. “Eu pensei: ou isso aqui vai dar muito certo ou muito errado”, relembra.

    Deu bem certo. Fernanda conseguiu apoio financeiro dos casais e de suas seguidoras para retratar mulheres de quase todo o Brasil – ela já visitou 13 estados e fotografou 220 pares. Algumas histórias eram tão fortes que, numa dessas, uma psicóloga se preocupou. “Ela me procurou e perguntou se a mulher tinha apoio psicológico, por que se não tivesse, ela gostaria de oferecer”, diz.

    Continua após a publicidade

    Hoje, o site do Documentadas tem uma rede com 100 psicólogas cadastradas para apoiar a população LGBT. Outro apoio financeiro importante veio de um curso patrocinado pela Nivea. “Os finalistas desse concurso poderiam ganhar um incentivo financeiro para lançar algum projeto. Com o dinheiro, eu pude montar uma lojinha de produtos no site e organizei um livro.” Documentadas, editora Funilaria, R$ 155

    Assine a newsletter de CLAUDIA

    Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Acesse as notícias através de nosso app 

    Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    inf-tela-bloqueio.rodapeTelaBloqueio