Gravura de Banksy transforma profissionais de saúde em super-heróis
Gravura será leiloada em outubro, mas foi um presente do artista para homenagear aos profissionais de saúde
O artista e ativista inglês conhecido apenas por Banksy tem fãs mesmo fora do Reino Unido. Seus trabalhos, quase sempre com foco social e político, são mais frequentemente vistos em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo. Para quem o acompanha no Instagram, o humor do artista é bem claro, como quando postou a ‘arte’ que fez dentro de casa. Ele pintou o banheiro com gravuras e batizou a obra como “My wife hates it when I work from home” (⠀‘Minha mulher odeia quando trabalho em casa’).
Nesta quarta (6), no entanto, ele emocionou fãs e profissionais de saúde com a gravura “Game Changer” (“Quem virou o jogo”, do inglês), onde uma criança brinca com seu novo super-herói, no caso, heroína: uma enfermeira com capa e máscara, enquanto os brinquedos de Batman e Homem-Aranha estão no lixo, atrás dos dois.
A gravura está em um hospital da rede pública inglesa, em Southampton, perto da área de emergência do hospital. Banksy enviou o quadro com um bilhete, onde diz, “Obrigado pelo o que estão fazendo. Espero que essa gravura ilumine um pouco o hospital, mesmo que seja apenas em preto e branco”, ele escreveu.
A obra ficará no Hospital Geral de Southampton até o outono inglês (outubro), quando será leiloada e a renda revertida para a rede pública de saúde.
Há poucas semanas, duas irmãs gêmeas e enfermeiras, que trabalhavam no mesmo hospital, faleceram depois de serem infectadas com a COVID-19.
“A família do nosso Hospital tem sido impactada diretamente pela perda trágica de membros do quadro médico e amigos, todos muito queridos”, disse a CEO do Fundo do Hospital de Southampton, Paula Head.
A iniciativa de Banksy, que postou a gravura no seu Instagram sem mencionar que ela era um presente para o hospital, emocionou seus seguidores.