Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Filmes protagonizados por mulheres lucram mais em Hollywood, diz estudo

Estudo norte-americano aponta que, desde os filmes mais caros até os mais baratos, quem arrecada mais dinheiro são os que têm protagonistas femininas.

Por Fernando Gomes
Atualizado em 16 jan 2020, 04h02 - Publicado em 13 dez 2018, 14h23
 (DC Comics/Divulgação)
Continua após publicidade

Um estudo estrangeiro realizado pela Creative Artists Agency (CAA) e a empresa shift7 recolheu os lucros de bilheteria de filmes de 2014 até 2017 e os comparou de acordo com seus protagonistas. Ao juntar os dados, a pesquisa apontou que os filmes em que as mulheres são protagonistas arrecadaram mais dinheiro que aqueles em que haviam homens nessa posição.

Para isso, as duas companhias dividiram em cinco parâmetros de custo de produção de cada filme a fim de analisar melhor as informações: Filmes que custaram abaixo de 10 milhões de dólares; entre 10 e 30 milhões de dólares; entre 30 e 50 milhões de dólares; entre 50 e 100 milhões de dólares; e acima de 100 milhões de dólares.

Em todas as categorias, as produções protagonizadas pelas mulheres tiveram, em média, desempenho superior àquelas protagonizadas por homens. Essa é uma tendência evidente que só reafirma o poder feminino na indústria cinematográfica. “A visão de que não é bom para os negócios ter mulheres em papéis principais não é verdade”, afirma Christy Haubegger, uma agente da CAA que participou do time de pesquisa.

Foram usados como base do estudo 350 filmes, lançados de janeiro de 2014 a dezembro de 2017. Apenas 105 são liderados por mulheres.

Continua após a publicidade
moana-1
(Disney/Reprodução)

Pode-se observar com clareza a reação nas bilheterias na categoria de produções que custaram acima de 100 milhões de dólares. Nela, os filmes com protagonistas femininas recolheram 586 milhões de dólares contra 514 milhões de dólares gerados por filmes com protagonistas masculinos.

Amy Pascal, ex-executiva da Sony Pictures e uma das chefes da pesquisa diz que o estudo é muito mais que esclarecedor. “Essa é uma poderosa prova de que o público quer ver todo mundo representado na tela. As pessoas que tomam as decisões em Hollywood precisam prestar atenção nisso”, afirmou.

Continua após a publicidade

A pesquisa completa e descrição dos critérios do estudo podem ser acessados no site da shift7.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.