Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 5,99

Chanel firma parceria com escola de cinema para a Métiers d’art

O cineasta Ladj Ly e os alunos da Kourtrajmé criaram a identidade visual dos conteúdos e mini docs para divulgar a coleção

Por Paula Jacob
8 dez 2022, 13h20
Chanel firma parceria com escola de cinema para a Métiers d’art
 (Chanel/Divulgação)
Continua após publicidade

O diálogo entre a Chanel e o cinema se estende desde a época de Coco Chanel, quando ela própria assinou o figurino de alguns filmes, incluindo de O Ano Passado em Marienbad (1961) – homenageado no desfile de Primavera/Verão 2023. Depois de algumas parcerias recentes com cineastas, que incluem a diretora Sofia Coppola, a maison convidou o cineasta Ladj Ly e os alunos da sua escola Kourtrajmé para criarem os mini documentários e vídeos da apresentação da coleção Métiers d’art Chanel – Dakar, apresentada no antigo Palácio da Justiça, em Dakar (Senegal) na tarde desta quinta-feira (8/12).

Os filmes, que acompanham o processo criativo de Virginie Viard e toda a conexão artística com criativos do Senegal, mostram uma linguagem fresca diante da meticulosidade da equipe de moda da marca francesa, atualizando os signos sociais que temos da Chanel – proposta que a diretora criativa já vem fazendo há algumas temporadas. As gravações se intercalaram entre o ateliê na Rue Cambon, em Paris, e Dakar, evidenciando a presença das roupas enquanto patrimônio cultural e social em dois lugares com referências completamente distintas. 

“O lema de Kourtrajmé sempre foi liberdade total. Explicamos o projeto aos alunos, demos a eles uma visão e eles sugeriram coisas com sua própria identidade artística, mantendo-se fiéis ao mundo da Chanel”, conta o diretor Ladj Ly. A escola foi fundada em 1994 e, hoje, já está presente em quatro cidades (Montfermeil, Marselha, Madrid e Dakar). O corpo docente oferece uma formação gratuita e sem pré-requisitos, apenas o interesse genuíno em fazer cinema, para jovens e adultos de diversas áreas.

Continua após a publicidade

Além do cinema, a Métiers d’art Chanel – Dakar faz um aceno para a dança, com o coreógrafo Dimitri Chamblas e os bailarinos da L’École des Sables criando coreografias que tomam conta da arquitetura e das ruas da cidade. Já o desfile, abriu com uma performance do músico Obree Daman. Uma explosão artística apaixonante!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login