Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Alice Braga: “estamos nos reconstruindo após um período de absoluta destruição”

Na CCXP 24, a atriz e a artista Daiara Tukano lançaram uma audiosérie sobre a perseguição indígena durante a ditadura militar

Por Beatriz Lourenço
Atualizado em 7 dez 2024, 07h20 - Publicado em 6 dez 2024, 18h50
Alice Braga e Daiara Tukano
Alice Braga e Daiara Tukano (Diego Padilha/Divulgação)
Continua após publicidade

A atriz Alice Braga e a artista Daiara Tukano lançaram, durante a CCXP 24, um novo projeto: a audiosérie Yawara: Uma História Oculta do BrasilA narrativa analisa a perseguição às comunidades indígenas durante a ditadura militar no Brasil, além de trazer um panorama atual sobre o tema. O lançamento já está disponível na Audible, serviço de áudio da Amazon.

A história parte de um documento chamado Relatório Figueiredo, feito em 1967, que compilou diversos de crimes cometidos contra os indígenas entre 1966 e 1967, como usurpação de terras, estupros, torturas e assassinatos. “Quando eu soube da existência dele, senti o desejo de comunicar para mais pessoas”, conta Alice durante o evento.

Nas mais de 7 mil páginas examinadas, revelou-se que parte dessas atrocidades haviam sido praticadas por pessoas ligadas, direta ou indiretamente, ao antigo Serviço de Proteção ao Índio (SPI), cuja missão era zelar pelo bem-estar dos povos originários. “Eles instalaram, literalmente, campos de concentração indígenas no Brasil e praticaram contra a nossa população todos os tipos de tortura”, revela Daiara. “Esse relatório foi o que deu origem à FUNAI.”

Alice Braga e Daiara Tukano
Alice Braga e Daiara Tukano durante a CCXP 24 (Diego Padilha/Divulgação)

O documento, que recebeu o nome do procurador responsável pelas investigações, Jader de Figueiredo Correia, passou décadas perdido e só foi reencontrado apenas em 2012, pelo pesquisador Marcelo Zelic, numa caixa no Museu do Índio, no Rio de Janeiro. “Ele ficou desaparecido entre aspas. Foi propositalmente não mencionado, escondido e encostado lá no canto do museu. Voltou em um momento muito feliz, durante o período da Comissão Nacional da Verdade, responsável por tratar dos crimes cometidos naquela época”, reforça Daiara.

Ao mencionar a crescente valorização da cultura nacional e a comoção pública pelo longa-metragem Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, a atriz comenta que está feliz pelo investimento no cinema: “estamos nos reconstruindo depois de um período de absoluta destruição. Precisamos lembrar que a indústria do audiovisual gera muito emprego e muito dinheiro – é maravilhosa para a economia. Fiquei muito tocada com os filmes recém-lançados.”

Continua após a publicidade

 

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.