Uma caçarola transbordando mandioca e costelinha bovina suculentas às vezes é tudo que muita gente deseja depois de uma semana intensa. Apesar do tempo de cozimento longo, a vaca atolada, prato típico da Região Sul, é ótima para os momentos que pedem praticidade. Afinal, só precisa de uma panela.
“Pelo resultado, parece que a receita é complexa, mas não é difícil nem exige grande esforço. Além disso, preparar a própria comida é muito mais saudável”, afirma Ana Luiza Trajano.
Não perca o que está bombando nas redes sociais
Para facilitar ainda mais, a paulista recomenda ter sempre à mão bases culinárias, como um caldo de carne, peixe ou legumes, que dá até para congelar. Depois, basta bater com um legume para transformá-lo em sopa. O bobó, que mistura caldo de camarão e creme de mandioca, representa o sabor das casas nordestinas.
A receita é de Lucia Helena (na foto, ao lado da chef), a cozinheira da família, que sempre lhe ensinava: “O camarão precisa ser cozido por só três minutos”. A iguaria com sabor afetivo era servida em uma ocasião especial, o aniversário da mãe de Ana Luiza.
Para completar a lista de receitas, tem frango com quiabo, do Sudeste. “Dá para servir com angu, que casa muito bem com a consistência desse vegetal”, complementa Ana.
1. Vaca atolada
2. Frango com quiabo
3. Bobó de camarão
Veja também: Até na caneca: 3 receitas para se deliciar no Dia do Pão de Queijo
+ Chef ensina receitas clássicas da culinária do interior