Toda a versatilidade do omelete
Fazer omelete é fácil, mas quem foi que inventou esse prato simples e salvador? Saiba curiosidades sobre a delícia e confira receitas inovadoras!
A origem da omelete é controversa. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Cambridge (Inglaterra), por exemplo, os ingleses reivindicam a paternidade da receita para o médico Oswald Mellet, que teria sido dono de um restaurante com pratos à base de ovos e em cuja placa da entrada lia-se “Dr. O. Mellet”.
Há quem acredite ainda que a omelete tenha sido criada na Pérsia (atual Irã) e chamada de kookoo (lê-se kuku). Esse prato teria viajado pelo Oriente Médio, norte da África e Europa, e recebido muitas adaptações. Na França do século 17, ela foi batizada de omelette, uma variação de lamelle, que significa pequena lâmina.
Aliás, os franceses tornaram-se mestres no preparo da omelete, especialmente a baveuse, mais cremosa por dentro, servida como entrada, primeiro prato ou sobremesa (a versão doce). A receita mais célebre deles é a de Madame Annette Poulard, servida até hoje no hotel-restaurante Mère Poulard, aberto por ela e o marido no sopé do Mont Saint Michel, na Normandia.
Já na Espanha, usam diversos ingredientes misturados aos ovos crus e a chamam de tortilla, nome que recebe também no Marrocos.