Paçoca caseira com creme de banana e calda de caramelo
Junho chegou e, com ele, guloseimas difíceis de resistir! Para entrar no clima das quermesses, aprenda a fazer o delicioso e típico prato junino
A chef Carolina Figueiredo, 36 anos, do restaurante Market, no Rio de Janeiro, tirou do fundo do baú uma receita de família, herança da avó Heloísa. “Desde pequena, fazia paçoca com a vovó no pilão, o que passou por gerações. É rápido, prático de fazer e tem sabor de infância”, explica.
À frente do Market desde 2008, a chef prioriza um menu orgânico e saudável. Com uma horta própria na região serrana, ela anuncia o cardápio diariamente às 11h, de acordo com o que foi colhido. “A horta nos permite controlar a qualidade e a procedência da nossa comida. Foi uma conquista significativa para nós e, acredito, para a gastronomia carioca”, diz Carolina, que é presença constante no MAD, evento criado na Dinamarca que reúne uma vez por ano os melhores chefs do mundo, fazendeiros e produtores rurais para trocar experiências, discutir tendências e o rumo da gastronomia.
Paçoca caseira com creme de banana e calda de caramelo
Ingredientes (rende 4 porções)
- 80g de açúcar orgânico
- 30ml de leite de castanha-do-pará
- 200g de amendoim
- 20g de açúcar mascavo
- 10 bananas
- 100ml de água de coco
- 1/2 limão-siciliano
Passo a passo
1 – Leve o amendoim ao forno por 15 minutos até ficar levemente torrado. Num pilão, disponha o amendoim ainda morno e o açúcar mascavo. Macere até virar uma farofa. Retire e reserve.
2 – Em uma panela, coloque o açúcar orgânico, leve ao fogo baixo e misture. Quando o açúcar se tornar um caramelo, adicione o leite e mexa até virar uma calda lisa.
3 – Em uma tigela, coloque as bananas e as amasse. Em seguida, adicione a água de coco, o suco de limão e misture bem com a ajuda de um batedor. Para a montagem, coloque um pouco da calda em um bowl, o creme de banana gelado e a paçoca de amendoim.