Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90

9 substituições para deixar as receitas juninas mais light

Não precisa abrir mão da pamonha nem da paçoca, tá?

Por Gabriela Kimura
15 jun 2015, 17h13 • Atualizado em 11 abr 2024, 20h15
Pedro Rubens/André Fortes (/)
Continua após publicidade
  • Quando chega junho, a gente faz uma preparação psicológica para enfrentar as comidas deliciosas típicas desta época. Canjica, pinhão, curau, arroz-doce… Mas para tudo dá-se um jeito: você pode substituir alguns ingredientes para reduzir as calorias. Veja algumas sugestões:

    Troque a manteiga por óleo vegetal

    André Fortes
    André Fortes ()

    A dica para deixar a pipoca mais saudável é maneirar na manteiga. Ela pode ser preparada com um pouco de óleo vegetal. Dá para acrescentar especiarias e ervas na receita, reduzindo a quantidade de sal. Para quem procura variações de pipocas incrementadas aqui tem 6 ideias para inovar nos sabores.

    Substitua o leite integral pelo desnatado

    Alfredo Franco
    Alfredo Franco ()

    Para fazer uma versão mais light e tão saborosa quanto a canjica tradicional, siga esta receita que substitui o leite integral pelo desnatado. E se precisar reduzir o açúcar, opte pelo adoçante culinário na mesma quantidade.

    Prefira o arroz integral

    Divulgação
    Divulgação ()

    O doce caseiro com sabor de infância é uma pedida obrigatória nas comemorações do mês. Para quem quer aumentar o consumo de fibras, dá para fazer uma versão integral bem saborosa. Se preferir, substitua o açúcar por adoçante culinário.

    Continua após a publicidade

    Use ervilha e milho frescos

    Mauro Holanda
    Mauro Holanda ()

    A dica é adicionar mais legumes como cenoura e abobrinha no cuscuz, além de substituir ervilha e milho enlatados pelas opções frescas ou congeladas. Isso aumenta a quantidade d fibras e reduz a quantidade de sódio do prato. Aqui tem uma opção mini charmosa e fácil de preparar.

    Aposte nos cozidos

    Alex Silva
    Alex Silva ()

    O pinihão e a batata-doce são fontes de energia e fibras e também são ótimas opções saudáveis, principalmente as versões cozidas e assadas. Mesmo assim é melhor não exagerar: o pinhão, por exemplo, tem 282 calorias a cada 10 unidades.

    Já com a batata-doce, um carboidrato complexo que tem baixo índice glicêmico, dá para fazer chips deliciosos. Forre um refratário com papel toalha e coloque as fatias fininhas da batata em cima. Leve ao micro-ondas por 3 minutos em potência máxima. Vire os pedaços e deixe por mais 2 minutos. Tempere a gosto e sirva 🙂

    Continua após a publicidade

    Bolos funcionais e sem lactose

    Josapar/SupraSoy
    Josapar/SupraSoy ()

    Prefira versões que levem ingredientes funcionais ou tenham menos açúcar e manteiga. Você pode fazer o clássico bolo de fubá usando adoçante culinário, leite desnatado e requeijão light. É cremoso, saboroso e não precisa pesar tanto na consciência!

    Quem tem intolerância à lactose também pode curtir a festa: tem bolo de banana feito com leite de soja. Se quiser deixar mais saudável, substitua o açúcar por adoçante culinário.

    Veja também outras sugestões de receitas de bolos para quem tem restrições alimentares

    Chocolate amargo para os espetinhos

    Mauro Holanda
    Mauro Holanda ()

    Continua após a publicidade

    Os deliciosos espetinhos de chocolate podem ser feitos com a versão meio amarga. Nem precisa abrir mão da sobremesa!

    Doces de milho com menos açúcar

    Josapar/SupraSoy
    Josapar/SupraSoy ()

    Tanto a pamonha quanto o curau levam leite, manteiga, açúcar e milho no preparo. Para deixá-las mais leve, você pode usar leite desnatado e adoçante. Também existe uma versão de curau sem lactose, feita com leite de soja.

    Descubra qual dos dois tem mais benefícios para a saúde

    Quentão e vinho quente sem álcool

    Foto: Ormuzd Alves
    Foto: Ormuzd Alves ()

    Continua após a publicidade

    A nutricionista indica reduzir a quantidade de bebida alcóolica e também o açúcar das duas receitas. Ou então preparar um quentão sem álcool! Pode não ser tão tradicional, mas fica saboroso igual.

    Paçoca funcional

    Alfredo Franco
    Alfredo Franco ()

    Bom, fazer uma paçoca light que fique tão saborosa quanto a original é praticamente impossível. O que é bem possível e mais saudável é essa versão funcional, feita com leite em pó desnatado, proteína de soja texturizada e adoçante. Vale a pena testar!

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês. teste