Feedback: potente ferramenta de crescimento pessoal e profissional
A especialista aconselha que a comunicação em relação ao trabalho realizado deve acontecer em todos os níveis
Não existe nada pior no ambiente de trabalho do que caminhar às cegas, sem saber exatamente em que terreno estamos pisando e que riscos estamos correndo. A boa nova é que as empresas modernas e conectadas com o novo têm se empenhado para deixar no passado o conceito de hierarquia verticalizada, aquela em que não existe muita transparência por parte de quem ocupa posições de poder e onde a comunicação acontece de forma nebulosa e inconsistente, deixando líderes e colaboradores inseguros, sem saber se estão no caminho certo.
Felizmente os tempos são outros. Atualmente, é cada vez mais comum no mundo corporativo o uso de uma importante ferramenta de crescimento para líderes e colaboradores. Estou falando da política de feedback, ou seja, dos retornos sobre desempenho, esse instrumento que gestores e funcionários são estimulados a adotar para criar um clima saudável, empático e produtivo no ambiente profissional através de avaliações que podem ser positivas ou negativas, mas, acima de tudo, construtivas.
É bem verdade que muito profissionais ainda são reativos à prática por temerem ter suas fraquezas expostas ou se tornarem alvo de críticas abertas perante todos. Mas, acreditem, feedback é algo muito importante e um mecanismo do qual não devemos abrir mão. A prática contribui positivamente para a nossa trajetória na empresa e para o nosso desenvolvimento como pessoa e profissional. E deve ser aplicada não só pelos líderes, mas também pelos colaboradores.
É claro que todo esse processo precisa acontecer de maneira transparente, empática e construtiva, visando o crescimento e não o desmerecimento. Por isso, o feedback precisa ser dado com maturidade, inteligência emocional e principalmente, planejamento. Afinal, o principal objetivo desse processo de retorno de desempenho é criar um clima de confiança entre todas as partes envolvidas. Estimular, encorajar e encontrar soluções para problemas que estejam emperrando o desempenho individual ou da equipe e em casos mais extremos, comprometendo o crescimento da empresa.
Eu considero fundamental saber como está o meu desempenho nas situações profissionais em que estou envolvida. Acredito que com vocês não seja diferente. Afinal, é importante saber se o nosso trabalho e a nossa postura profissional estão atendendo às expectativas que depositaram em nós. Não devemos encarar o momento do feedback como um puxão de orelha. Somos profissionais, precisamos saber, através de uma avaliação amigável e construtiva, onde estamos errando para melhorar nossas habilidades. É dessa forma que vamos amadurecer e nos tornarmos profissionais de excelência.
Veja abaixo como são os feedbacks negativo, positivo e construtivo e entenda como devemos nos posicionar diante de cada um. E não se esqueça: encare os retornos como um processo de crescimento pessoal e profissional, eles contribuem para minimizar as incertezas e nossas ansiedades. Eu diria que é um ótimo forma de exercitar respeito mútuo e crescimento humano.
Feedback Negativo – Embora difícil de ser assimilado num primeiro momento, seja por um líder ou colaborador, o feedback negativo é fundamental para criar um alinhamento entre os envolvidos, para que todos entendam o que precisa ser melhorado e de que forma isso deve acontecer para atingir resultados mais assertivos. Não deve ser assimilado com ressentimentos ou mágoas, a não ser que existam fatos que comprovem uma crítica de cunho pessoal.
Feedback Positivo – Quem não gosta de receber uma avaliação positiva sobre seu desempenho, não é mesmo? É uma forma de nos sentirmos valorizados e de perceber que nossos líderes estão atentos ao nosso trabalho e a maneira como apresentamos resultados. É uma estratégia usada para melhorar ainda mais a nossa performance. Nessa hora, é importante mostrar o quanto aquele profissional é importante para a empresa. Colaboradores também devem ser estimulados a contribuir com feedbacks sobre seus líderes, é uma forma de todos crescerem juntos.
Feedback Construtivo – Exige maturidade e inteligência emocional de quem está dando o retorno, já que o feedback construtivo revela não só os pontos positivos, mas também os negativos de um colaborador ou líder. Comece seu feedback ressaltando os pontos positivos, dizendo o quanto eles são importantes para a equipe e para a empresa. Ao apontar os pontos negativos, o faça de forma construtiva, ouvindo o que o outro também tem a dizer.
RelacionadasO papel da consultoria de imagem no cenário atualCarreiraNovos atributos: as habilidades que estão em alta no mercado de trabalhoSua VidaO novo normal nas redes sociais