Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Assine a partir de 9,90
Imagem Blog

Por trás da moda

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Renata Brosina é jornalista, host de podcast e editora de moda com foco em luxo e sustentabilidade. Com 15 anos de carreira e alguns títulos internacionais no currículo, ela é curiosa, gosta de entrevistar e vestir pessoas, e analisar as transformações que vêm acontecendo no mercado.

Menu à moda da casa: grifes que levaram suas marcas à gastronomia

Como maisons, como Armani e Louis Vuitton, construíram um lifestyle completo e transformaram seus códigos em restaurantes e cafés espalhados pelo mundo

Por Renata Brosina
16 Maio 2025, 18h00 •
Colagem de diversos ambientes de restaurantes
As listras emblemáticas da Fendi são reinterpretadas EM tecidos elegantes, almofadas e guarda-sóis no La Plaza (Montagem: Luana Alves | Fotos: Divulgação/CLAUDIA)
Continua após publicidade
  • Como seria se o vestido de seda de Giorgio Armani fosse traduzido num sabor? A pergunta exige um exercício de imaginação que vai além do óbvio — mas, antes mesmo que pensássemos muito, o estilista italiano já havia entregue sua visão ao abrir o primeiro Emporio Armani Caffè, em Paris, em 1998.

    Curiosamente, a dedicação do mestre da elegância em adaptar suas referências e expandir seu universo para além das passarelas funciona como um complemento natural às peças que apresenta nas coleções. Não à toa, sua visão pioneira rendeu outros negócios que hoje fazem parte do cotidiano do público que conquistou.

    Do final dos anos 1990 até então, são oito endereços de seu café, espalhados por Milão, Bolonha, Paris, Dubai, Osaka, Munique, Cairo e Doha, além de restaurantes e outros estabelecimentos. A assinatura carrega os elementos típicos da grife, incluindo o amor pela culinária saudável e descomplicada, ingredientes frescos e uma atmosfera que respira sofisticação.

    Nessa busca por criar diálogos contínuos na vida dos seus consumidores, a tendência gastronômica (se assim podemos chamá-la) tornou-se uma realidade entre marcas de luxo. Quando a Louis Vuitton inaugurou sua butique na Via Montenapoleone, em Milão, instalou no interior seu café e restaurante, o DaV by Da Vittorio Louis Vuitton.

    Grifes levaram a moda para a gastronomia
    Os chefs Enrico e Roberto Cerea, que assinam o cardápio do Dav by Vittorio, da Louis Vuitton (Montagem: Luana Alves | Fotos: Divulgação/CLAUDIA)

    A ideia é conectar a essência da maison francesa com a cultura local. No cardápio do café, há uma combinação de influências, com criações sob medida elaboradas a partir de ingredientes sazonais selecionados.

    Continua após a publicidade

    Pense em sanduíches, em uma interpretação tipicamente italiana, com três tipos de tomate (confitado, seco e fresco), além de mussarela e pesto, servidos em fatias de pão tostado e fechadas como uma concha. Há ainda gaufrette de king crab, carpaccio, além de um clássico milanês: ossobuco com risoto de açafrão, considerado pedida obrigatória. E, claro, as porcelanas seguem elegantemente os códigos da marca, salpicadas com o inconfundível monograma Louis Vuitton.

    Do outro lado do globo, a Prada explorou sua excentricidade chique em Xangai. Conhecida pela obsessão por cinema, já mostrada no décor assinado por Wes Anderson para o Bar Luce, em Milão, a marca desta vez convocou o cineasta Wong Kar Wai para criar seu novo café.

    O resultado? Uma intersecção delicada entre as culturas italiana e chinesa, onde o requinte e o charme de filmes como Amor À Flor da Pele são perceptíveis. O cardápio entrelaça ingredientes, sabores e técnicas em uma verdadeira expressão de diálogo cultural. Do jeito que a Sra. Prada gosta.

    Além dos endereços fixos, algumas etiquetas apostam em experiências temporárias, mas não menos elaboradas. No formato pop-up, a Tiffany abriu as portas de seu Blue Box Café no Shopping Iguatemi, em São Paulo, para um momento Breakfast at Tiffany’s, em março deste ano.

    Continua após a publicidade

    Inspirado no clássico imortalizado por Audrey Hepburn, o café oferecia menus com croissants amanteigados. A Fendi, por sua vez, escolheu o La Plaza, no espanhol Puente Romano Beach Resort, para criar receitas finalizadas com o seu emblemático Double F.

    Já a Aquazzura leva sua feminilidade vibrante para um bar dentro do Hotel de Russie, em Roma. “Sempre sonhei em transportar o universo Aquazzura para um espaço de hospitalidade”, comentou Edgardo Osorio, fundador da grife. O lifestyle da marca foi traduzido em margaritas e tapas refinadas, assinadas pelo chef Fulvio Pierangelini, e, claro, servidas na coleção lúdica de porcelanas Aquazzura Casa.

    E se o padrão Cannage, ícone da Dior, fosse reinterpretado em uma receita? Nas mãos do chef Jean Imbert, ele se tornou bolo: frangipane de avelã e amêndoa, envolto em massa folhada, coroada pelas linhas gráficas da maison, adaptadas há décadas em bolsas como a Lady Dior. O sabor é irresistivelmente crocante. Eis uma forma admirável — e deliciosa — de transcender as passarelas.

    Assine a newsletter de CLAUDIA

    Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Acesse as notícias através de nosso app 

    Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$1,99/mês. kkkkk