Cabelo curto: o que você precisa saber antes de aderir
Sempre elegante, o corte pode ganhar um toque romântico ou moderno. Escolha o mais adequado ao seu estilo e aposte nessa tendência!
Não é só cabelo comprido que é sensual. O curto, que deixa a nuca à mostra, também é superfeminino e provocante. Há diversas opções de cortes, que caem como uma luva para cada estilo de mulher. “Um mais lindo que o outro, eles são democráticos e se encaixam perfeitamente nos vários formatos de rosto e diferentes texturas de fios”, comenta Natieli Coghi, cabeleireira do salão Criar by Fabinho Araújo. Com vontade de apostar nesta tendência e repaginar o visual? Então confira as dicas e escolha já o seu curto!
Harmonia e equilíbrio
Wilson Farias, cabeleireiro visagista do salão Etnic, conta que esse corte fica bem em praticamente todos os tipos de rosto, mas quem tem a face arredondada, para um resultado harmônico, deve preferir um corte feito em camadas.
Qual a textura dos seus fios?
- Lisos: Para esse tipo de cabelo, é indicado apostar num curto desfiado. “Assim você evita marcas de tesouradas e proporciona um aspecto mais fluido e leve”, ensina Ulisses SJ, hair stylist do E.A. Creative Salon. Evite o corte com navalha, que deixa os fios mais baixos e finalize com spray de fixação e pomadas de efeito mate.
- Ondulado: Se o volume for natural, o corte pode ser feito com navalha. “E vale também repicar para valorizar as ondas. Use um finalizador em versão leitosa (nem cremosa nem líquida) para não pesar. Se o produto tiver uma leve fixação, melhor. Mas se for um cabelo murchinho, evite cortá-lo à navalha, e finalize com mousse, para dar volume e manter o ondulado”, orienta Natieli.
- Cacheados: Segundo Ulisses, há alguns pontos a serem considerados na hora do corte. Um deles é: quanto mais os fios estão do mesmo comprimento, mais volume. “Por outro lado, quando desfiados, os cachos ficam soltos e abertos, como se os desestruturássemos. Por isso, o profissional deve ponderar o quanto desfiar. Para finalizar, mousse de fixação média ou creme de pentear”.
- Crespo: Natieli recomenda deixar a navalha de lado. “O repicado vem só para dar acabamento na estrutura natural do cabelo. O bacana não é diminuir o volume, e sim valorizá-lo”. É importante também caprichar na hidratação, já que o crespo tende a ressecar. Para finalizar, use produtos com pouca fixação, para não pesar.
3 dicas para manter seu curto perfeito
- Detalhe pós-sono: “Geralmente os fios ficam amassados ao acordar e, em alguns casos, não será possível prendê-los. Antes de ajeitá-los, considere umedecer os fios para modelar com mais facilidade.
- Aumente a frequência de corte, o recomendado é entre 30 e 40 dias, para manter a forma desejada.
- “Geralmente o número de lavagens em um cabelo curto é maior, e, por isso, eles tendem a ressecar. Portanto, use um shampoo com agentes hidratantes, aplique uma máscara de hidratação duas vezes por semana e passe um leave-in com proteção térmica”, aconselha Wilson Farias.
Todo mês você poderá ver por aqui e no site da Plusbelle matérias variadas com dicas de cuidados com o cabelo, saúde, comportamento, planejamento financeiro, entre outros temas. Fique de olho! É mais uma iniciativa da Plusbelle para promover mudanças positivas e ajudar você a se sentir cada vez mais bonita e feliz.