Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Denise Steiner

Por DERMATOLOGIA Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp
Continua após publicidade

O peeling de fenol pode melhorar o melasma?

Entenda como o feeling de fenol pode ajudar a tratar as manchas no rosto

Por Denise Steiner
25 ago 2022, 15h00
melasma
Melasma é uma mancha marrom sem delimitação, que aparece no rosto sem avermelhamento ou coceira.  (foto/Getty Images)
Continua após publicidade

Melasma é uma alteração de cor como uma máscara, que aparece no rosto, principalmente de mulheres entre 30 e 40 anos, afetando sua convivência social e autoestima. As últimas pesquisas demonstram que ele não é somente uma mancha, mas sim o envelhecimento precoce da pele.

Na pele manchada ocorrem alterações de membrana basal, elastose, que é a formação de massas amorfas e conglomeradas de fibras elásticas, além de vasos dilatados e aumento dos mastócitos. Em geral os peelings superficiais são os mais indicados para o tratamento do melasma, isto porque os peelings profundos poderiam ser muito agressivos, provocando efeito rebote.

Melasma x peeling de fenol

No entanto, novos conhecimentos comprovam que o melasma é um processo inflamatório que piora com vários estímulos como sol, calor, hormônio e estresse, entre outros. Apesar de ser um peeling profundo, que causa necrose e troca totalmente a pele, estimulando a formação de colágeno, deste ponto de vista o peeling de fenol passa a ser indicado para mudar o processo de produção da mancha.

Para o tratamento, a pele deve ser preparada com ácido retinóico, hidratante, vitamina C, entre outros, cerca de duas semanas do peeling. O paciente também não pode ter arritmias ou outras doenças do coração, fígado ou rins.

Vale saber, também, que o peeling de fenol tem várias formulações, sendo que aquelas ideais são as fórmulas de Hetter, que irão ter entre 0,8 e 1,6% de cróton, que é a substância mais importante para o resultado final desse procedimento. A formulação é aplicada em cada unidade anatômica da testa, área lateral 1 e 2, região central supralabial e infra labial.

Depois do peeling, a pele precisa ser hidratada três vezes ao dia, e é comum que ela fique inchada por dois dias, descame e depois fique avermelhada por algum período. O médico irá ajudar com algumas vitaminas protetoras para encurtar o período de recuperação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.