Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quando devemos começar a montar a árvore de Natal em 2018?

Se você deseja seguir à risca a tradição natalina, deve montar a árvore de Natal ao longo do período do Advento.

Por Ketlyn Araujo
Atualizado em 17 jan 2020, 12h38 - Publicado em 14 nov 2017, 16h09
Christmas living room decorations. Beautiful xmas lights garland, decorated christmas tree near fireplace. Modern interior design, magic atmosphere. Winter holidays night, candles and present boxes (Milkos/ThinkStock)
Continua após publicidade

Montar a árvore de Natal, além de algo divertido e capaz de reunir toda a família, pode ser, também, um exercício cheio de significados. É que, na tradição natalina, o Tempo do Advento – ou seja, o período relativo às quatro semanas que antecedem o dia de Natal – é uma época de preparação e espera, que dura até a véspera. Decorar a casa, é claro, também faz parte do processo.

Edvaldo Betioli, vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio de Lisboa (SP), pontua que não há um dia certo para se montar a árvore. Entretanto, a Igreja tende a respeitar o que eles chamam de ano litúrgico: “O ano da igreja é diferente do ano civil – ele começa no Advento e termina no último domingo de novembro. Assim, o primeiro domingo do advento, que é quando costumam montar a árvore e o presépio,  é o primeiro domingo do ano litúrgico”. Em 2018, portanto, a data corresponderá ao dia dois de dezembro.

Christmas room interior design, decorated tree in garland lights
(Milkos/ThinkStock)

Já que é para seguir a tradição, o ideal é que a decoração seja colocada aos poucos – sempre tomando como ponto de partida o primeiro dia do Advento.

>> Veja também: Como escolher a árvore de Natal perfeita para sua casa

Conforme o Natal for se aproximando, o cenário passa a ficar cada vez mais completo. “Por exemplo, no presépio, pede-se que os três Reis Magos sejam colocados somente após o Natal – já que, segundo o catolicismo, a visita dos três acontece depois do nascimento de Jesus”, ensina Edvaldo.

Continua após a publicidade

Qual o significado da árvore de Natal?

O Padre José Alves de Souza, pároco da Paróquia São João Batista (SP) conta que existe toda uma simbologia por trás da figura da árvore. O famoso pinheiro representa o nascimento, a vida e alguns de seus principais valores, como prosperidade e fertilidade. Edvaldo completa: “A vida é a própria mensagem do Natal em si. A árvore, as luzes, o presépio… tudo representa a vida que o Cristo traz”.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o Natal não dura apenas um dia – pelo menos, não para os cristãos. A celebração do nascimento de Jesus vai, oficialmente, até o Dia de Reis, comemorado todos os anos em seis de janeiro – nessa data está liberado desmontar a árvore, guardar os pisca-piscas e  já ir se preparando para o próximo feriado – afinal, o Carnaval está logo aí!

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.