Confira dicas para economizar na feira e saiba também onde comprar orgânicos
Idec atualizou lista colaborativa com mais de 400 feiras orgânicas no país
Comprar alimentos em feiras de produtores tem diversas vantagens. Além de economizar, você compra diretamente de quem produz, incentiva a agricultura familiar, conversa com o feirante e pega dicas sobre os alimentos e ainda leva para casa um produto fresquinho.
Quem opta pelos orgânicos, alimentos cultivados sem fertilizantes químicos e agrotóxicos, tem uma série de opções de feiras. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) atualizou nesta semana o mapa colaborativo de feiras orgânicas no país. São mais de 400 opções para quem busca alimentos mais saudáveis, a maioria no Sudeste do Brasil.
Confira algumas dicas para economizar quando for à feira!
1. Fique atento ao horário
Nas feiras orgânicas, o melhor é ir cedo. Em menor quantidade, os produtos costumam acabar rápido. Já nas feiras comuns, é possível aproveitar a “xepa”. Por terem produtos em abundância, quanto mais próximo do horário de encerramento da feira, maior a chance de conseguir um bom desconto com os feirantes que não querem voltar com alimentos para casa.
2. O local também altera o preço
O bairro em que está localizada a feira também pode influenciar no preço. Normalmente, os mais nobres podem ter um acréscimo no valor dos alimentos. Avalie se não vale a pena distanciar-se um pouquinho de casa para garantir uma conta menor no final da feira.
3. Faça uma lista
O colorido, a abundância, as ofertas, tudo isso pode ser uma tentação para comprar mais. Faça uma lista do que você realmente precisa, pois levar a mais, além de custar mais caro, pode deixar alimentos estragando na geladeira, caso você não dê conta dos extras.
4. Não tenha preguiça
Caminhe, pesquise, pergunte e pechinche. Muitas vezes, os alimentos costumam ser mais caros no começo da feira e mais baratos nas bancas do fundo, aonde poucas pessoas costumam chegar.
5. Dê preferência para alimentos da estação
Banana, limão, maçã e laranja são encontrados basicamente o ano inteiro na feira, no entanto, outras frutas e legumes têm épocas específicas de colheita. Quando está na “época” de determinado alimento, sua disponibilidade é maior e consequentemente, o preço é menor.