Urban jungle: confira dicas e inspirações para encher a casa de plantas
Dá pra trazer a natureza para dentro de todos os ambientes. Veja como fazer isso da maneira correta.
Quem vive rodeada pelo concreto da cidade sempre deseja um cantinho verde para respirar um pouco de ar puro. É por esse motivo que o urban jungle se tornou uma das tendências da decoração, principalmente nas metrópoles. Afinal, nada melhor do que trazer a natureza para dentro do conforto de nossa própria casa.
“Gostamos de brincar que essa tendência começou no Pinterest, quando passaram a adicionar fotos da chamada floresta urbana. E isso tudo foi um processo natural, as pessoas sentiram a necessidade de ter plantas em casa, começaram a se inspirar nas imagens da internet e perceberam que não é tão difícil de cuidar, não ocupa tanto espaço, traz bem-estar. As redes sociais promovem muito essa propagação da moda hoje em dia e com urban jungle não foi diferente”, explica a arquiteta paisagista Catê Poli.
Quais plantas escolher para decorar cada cômodo?
O bom desse tipo de decoração é que ela combina com todos os ambientes da casa. Você poder encher a sala, os quartos, a cozinha e o banheiro de plantas. Mas antes de começar a montar a sua floresta, preste atenção nas características de cada cômodo, como umidade e insolação, para escolher quais plantas comprar.
“Na cozinha, é bom termos temperos e ervas, mas, para isso, é preciso ter luz solar“, diz a paisagista Bia Abreu. Então a dica é organizar os vasos perto da janela, onde bate sol. Outro local indicado para uma hortinha é a varanda, que costuma ser bastante iluminada. Nela, também podem se adaptar mais algumas espécies que necessitam de vento e luz solar plena para se desenvolver, como as plantas frutíferas, a maioria das que possuem flores (petúnias, gêranios, onze-horas, azaleia) e cactos.
Se a varanda não for tão iluminada, vale investir nas espécies de sombra e meia-sombra. Elas também conseguem se adaptar a quartos e sala, ambientes com menor incidência de luz solar. São elas “samambaia, rhipsalis, chamedória, palmeira-ráfis, jiboia, dracena, pleomele verde, pacová, alguns filodendros, espada-de-são-jorge e algumas suculentas. São plantas que se dão bem em diferentes ambientes e situações”, recomenda Catê.
Já no caso do banheiro, é preciso ter mais atenção. Esse ambiente costuma ser mais escuro e úmido que os outros e, portanto, deve abrigar a vegetação que prefere locais com menor insolação e aguenta a umidade: lírios-da-paz, bálsamo, violeta, bambu, espada-de-são-jorge, ciclanto, samambaia, orquídea e bromélia.
Cuidados
- Antes de comprar qualquer planta, procure saber sobre as suas necessidades de rega, poda, iluminação e adubação
- Preste bastante atenção nessas informações! Se preciso, faça uma tabela para lembrar de quando as espécies de sua floresta precisarão de luz e água, por exemplo
- Não esqueça das podas! É preciso retirar os ramos e folhas ressecados de vez em quando, de maneira a ajudar a planta a se desenvolver.
Como decorar
Na hora de montar a sua decoração você pode combinar uma variedade de texturas, tamanhos de folhas e alturas. Além dos vasos tradicionais no chão, coloque alguns em cima de mesas, pendure nas paredes e teto utilizando ganchos.
Confira algumas inspirações: