Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pesquisa revela como o brasileiro quer morar na próxima década

Simplicidade, segurança e conforto guiaram os desejos para a casa do futuro

Por Nádia Simonelli
2 ago 2021, 09h00
Sala branca com decoracção simples
(Spacejoy/Unsplash)

Do ano passado para cá nossa relação com a casa ficou mais estreita, isso é fato. Algumas necessidades surgiram, outras ficaram em segundo plano e os desejos para o ambiente doméstico também mudaram. Para mapear esse cenário, a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, realizou a pesquisa Casa do Futuro.

“Esse estudo aponta mudanças de comportamento e consumo bem interessantes com o passar dos anos, e, vale ressaltar que a simplicidade, o conforto e a segurança do lar estão em alta entre os brasileiros. A casa do futuro reúne a comodidade de uma casa aconchegante e sustentável com as tendências tecnológicas que, em breve, farão parte da maioria dos lares do Brasil, como o painel solar e a automação residencial“, afirma Ligia Mello, responsável pela pesquisa e sócia da Hibou. Vamos aos detalhes!

 

Tecnologia

São destaques nesse quesito a necessidade de que a rede elétrica seja mais eficiente para suportar maior demanda de aparelhos, além de mais segurança quanto aos pisos e a comodidade da automação residencial.
 
Em dez anos, a segurança, para além da estética na decoração, foi a escolha da maioria. 89,2% das pessoas demonstrou desejo de poder conectar os aparelhos eletroeletrônicos sem que a fiação elétrica fique à mostra e 75,1% indicou pisos com antiderrapante para garantir mais segurança e conforto para idosos, crianças e animais. 45,2% desejam ter mais automação residencial, com luzes ou eletrodomésticos conectados via wi-fi.

Continua após a publicidade
Casa com automação residencial
(Thomas Kolnowski/Unsplash)

Conforto e praticidade

Sobre o conforto dos ambientes, os desejos são direcionados à rotina da casa e aprendizados vindos da pandemia. Destaca-se aqui a importância de ter mais espaço para as crianças brincarem e mais organização dos produtos em armários. Além disso, as facilidades para a limpeza e mais comodidade para receber os amigos estão entre as principais respostas dos entrevistados.

 

Despensa organizada
(Ehud Neuhaus/Unsplash)

Layout

A maioria dos brasileiros quer ambientes com mais aberturas para que haja mais circulação de ar. Na sequência, a escolha foi por ter um espaço de convivência para a família. Além disso, a luz natural, o espaço fixo para escritório e o local para guardar itens pouco utilizados também foram citados. O comportamento de higienização de sacolas, bolsas e sapatos foi mantido mesmo para os próximos anos, com o desejo de se ter uma área para higienização dos itens na entrada da casa.

Hall de entrada organizado
(Hem med historia/Instagram)

Facilities

A prioridade é ter mais segurança com o uso de diversos equipamentos, seguido por paredes que sujem menos ou sejam mais fáceis de limpar, além de melhor conforto térmico e isolamento acústico. As facilidades relacionadas à sustentabilidade, como reuso de água e energia solar, foram citadas entre as que poderão ser adquiridas nos próximos anos. “Ficar em casa no período de pandemia fez o brasileiro ter descobertas importantes como o cuidado com a propagação do som – tanto o seu, quanto o do vizinho – ou as variações térmicas que eram desconhecidas antes do período de isolamento”, finaliza Lígia.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.