Mini-wedding: encante-se com a decoração de casamentos intimistas
A reportagem, publicada em CASA CLAUDIA de maio, explorou o universo para lá de charmoso dos mini-weddings, festas de casamento intimistas e com bom gosto de sobra
Poucos e bons
“Nunca esqueço de uma vez em que os próprios noivos fizeram a decoração e passaram o dia anterior à festa preparando tudo”, conta Carla Pernambuco, que, além deste espaço, comanda o estrelado restaurante Carlota. O depoimento dita o tom do local, perfeito para quem deseja celebrar o grande dia num lugar chique e livre de excessos, que reúne até 60 convidados em pé e 35 sentados. Aqui, a decoração fica a critério do casal, porém somente o bufê capitaneado pela chef serve as refeições – todas elas, claro, preparadas com maestria e saboreadas com o prazer que apenas um jantarzinho feito em casa é capaz de oferecer.
Onde fica: R. Sergipe, 768, Higienópolis | www.carlota.com.br/studio
Puro romance
A primeira noiva a se casar no Ruella foi a própria Danielle Dahoui, 17 anos atrás. Bem antes do boom de mini-weddings, a chef e sócia do restaurante já previa potencial nesses eventos. “Eu já costumava reunir amigos aqui e achei que fazia mais sentido”, conta. As fotos do casório foram divulgadas numa revista, e logo pipocaram pedidos para casamentos na unidade da Vila Olímpia, então a única existente (atualmente, os pontos em Pinheiros e no Itaim também abrem as portas aos apaixonados). A comida, claro, fica por conta de Danielle, que também participa do décor, para deixar a festa com a cara do Ruella.
Onde fica: R. João Cachoeira, 1507, Vila Olímpia | www.ruella.com.br
Ares vintage
Há cem anos, provavelmente, ninguém imaginaria que este casarão na Av. Angélica se tornaria palco de casamentos descolados. O terreno vizinho, antes um estacionamento, também entrou na dança e se tornou um salão com cobertura retrátil. “Cerimônias que acabam no fim da tarde são as mais requisitadas. O pôr do sol dá uma sensação de festa ao ar livre”, conta Bianca Demasi, uma das sócias do local. Aqui são realizadas tanto uniões religiosas quanto civis, para até 200 pessoas, e o décor se destaca pelas peças garimpadas em Nova York e em antiquários. Além da ambientação, o bufê também está incluso no pacote.
Onde fica: Av. Angélica, 2278, Higienópolis | www.casaquintal.com.br
Paz & amor
Conhecida por sua culinária mediterrânea com pitadas thai, Renata Vanzetto comanda há anos festas badaladas e casórios no Marakuthai de Ilhabela, SP. E, desde 2015, o restaurante dos Jardins também abriga enlaces em clima reservado. Decorado pela mãe da chef, Silvia Camargo, o espaço completa a gastronomia tarimbada e sem frescuras do lugar. “Os casamentos têm somente menu volante, com pratos e sobremesas servidos em cumbucas”, explica o gerente de eventos, André da Silva. Quem escolhe o local tem a possibilidade de reservar apenas um ou os dois pisos do sobrado, aos sábados e domingos à tarde.
Onde fica: Al. Itu, 1618, Jardim Paulista | www.marakuthai.com.br
Cozinha estrelada
Quem quiser trocar as alianças com direito a um cardápio ligado a um dos melhores restaurantes do mundo, pode fazê-lo aqui. Tocado pelos chefs Helena Rizzo e Daniel Redondo, do premiado Maní, o espaço segue o conceito da casa vizinha tanto na ambientação quanto no menu. “Assinado pelo Estúdio Penha, o interior preza pelo bom design num mix contemporâneo com elementos naturais, que reflete a culinária feita com ingredientes brasileiros”, diz a gerente, Juliana Zanella. A Casa Manioca recebe até 160 pessoas e abre para eventos todos os dias – a decoração da festa fica a cargo de empresas indicadas pelo Maní.
Onde fica: R. Joaquim Antunes, 212, Jardim Paulistano | www.manimanioca.com.br