Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Histórias de casa: reforma resgata charme de sobrado dos anos 701

Tijolos aparentes, peças de design, ambientes integrados e amplas janelas são alguns dos detalhes lindos deste sobrado

Por Bruna Lourenço e Paula Passini, do site Histórias de Casa | Fotos Isadora Fabian
Atualizado em 13 nov 2024, 11h05 - Publicado em 14 dez 2015, 21h16

Histórias de casa: reforma resgata charme de sobrado dos anos 701

O cenário não era dos mais animadores: uma casa construída na década de 1970, com a estrutura detonada e sem os revestimentos interessantes daquela época, que foram removidos durante uma reforma. Mesmo com tantos fatores pesando contra, o arquiteto e publicitário Jr. Zangari foi capaz de enxergar o potencial do sobrado de 140m² na Vila Madalena, comprado por ele há cerca de dois anos. Após seis meses de obra e alterações em praticamente todos os cômodos, Zangari conseguiu modernizar o imóvel sem descaracterizá-lo, resgatando a beleza dos elementos originais e montando espaços aconchegantes para ele e sua filha Alice, de 10 anos.

02-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70

Os antigos proprietários da casa, um casal de idosos que viveu no endereço durante quatro décadas e ali viu seus três filhos crescerem, haviam trocado acabamentos e esquadrias, como o piso de tacos, totalmente removido, ou as janelas de ferro, substituídas por modelos de alumínio. Foram justamente estas mudanças que Zangari procurou reverter primeiro, por isso ele começou a reforma instalando um assoalho de madeira no térreo e recortando a parede lateral da sala de estar para criar novas aberturas, o que garantiu mais iluminação natural. Esses vãos, paralelos à porta de entrada, ganharam vidraças compradas em lojas de materiais de demolição e elas se adequaram tão bem ao ambiente que parecem sempre terem passado a vida toda lá.

Para que os cômodos ficassem mais integrados, o arquiteto removeu a parede que separava a cozinha da sala e diminuiu o lavabo, agora encaixado discretamente sob a escada de mármore original. Apaixonado pelo estilo das construções da década de 70, com paredes de tijolos grossas e vigas aparentes, Zangari descascou algumas das superfícies para deixar a estrutura da casa exposta, com direito a imperfeições e tubulações elétricas à mostra — incluindo canos aparentes. Com a nova distribuição e tantos detalhes bem pensados, os espaços se tornaram cada vez mais práticos e confortáveis, como pede a rotina dos moradores.

Continua após a publicidade

Também com janela e porta de demolição, a cozinha foi equipada com armários verdes desenhados por Zangari e uma bancada de granito preto que fica de frente para o quintal estreito e comprido lá fora. A trepadeira, plantada em um canteiro lateral, que antes nem existia, forma um painel natural emoldurado pela abertura – se um dia faltar inspiração para cozinhar ou receber os amigos, as plantas tratam de deixar a tarefa mais prazerosa. Encaixada em um nicho de alvenaria feito justamente para acomodá-la, a geladeira não atrapalha a circulação.

Histórias de casa: reforma resgata charme de sobrado dos anos 701 04-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 05-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70

Nesta casa, nem mesmo os móveis são óbvios. Muito ligado na história por trás das coisas que compra, o morador é um garimpeiro de mão cheia. Um belo exemplo é a estante de jacarandá que reúne livros e revistas na sala de estar: “Tive um longo namoro com essa peça. Ela ficava em uma loja de antiguidades e o dono do local estava disposto a vender tudo, menos a estante. Fiquei de olho nela durante três anos e nada, até que um dia ele resolveu vender”, lembra Zangari. As cadeiras coloridas da mesa de jantar, fabricadas pela L’Atelier na década de 1970, e as poltronas Commander assinadas por Jorge Zalszupin também entram para a lista de achados.

Itens herdados de família, como o armário de madeira que pertenceu ao escritório do avô do arquiteto e hoje funciona como cristaleira, completam a composição ao lado de quadros trazidos de viagens ou feitos por amigos artistas. “Gosto dessa mistura de estilos e de trabalhar com as memórias, mas sem exagero. Me encanto mesmo pelas linhas mais retas, geométricas e harmoniosas, porém acredito que uma construção bem-feita e um bom mobiliário envelhecem bem, por isso são atemporais”, resume o morador.

Continua após a publicidade

Se Zangari não tivesse confiado no potencial desta casa antiga, talvez nunca tivesse descoberto os prazeres de morar em um lugar tão acolhedor e que reflete sua personalidade em cada detalhe da arquitetura e da decoração. Mesmo com a reforma, todos os elementos conversam entre si e parecem ter sido feitos para estar justamente onde estão. Uma graça. Gostou e quer ver mais fotos do sobrado? Confira direto no Histórias de Casa.

07-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 08-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 09-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 Histórias de casa: reforma resgata charme de sobrado dos anos 701 11-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 12-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 13-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 14-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 15-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 16-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 Histórias de casa: reforma resgata charme de sobrado dos anos 701 Histórias de casa: reforma resgata charme de sobrado dos anos 701 20-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 21-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 22-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70 23-historias-de-casa-reforma-resgata-charme-de-sobrado-dos-anos-70

SOBRE O HISTÓRIAS DE CASA

O Histórias de Casa é um blog de decoração com conteúdo 100% autoral que revela como as pessoas se relacionam de forma afetiva com os espaços que ocupam. Além de mostrar diferentes tipos de lares, o site também abrange temas como culinária e faça você mesmo. Ele é feito pela dupla talentosíssima Bruna Lourenço e Paula Passini. Confira aqui o perfil das duas.

Continua após a publicidade

19-decoracao-apartamento-urbano-cores-historiasdecasa-05

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.