5 formas criativas de usar biombos que valorizam a decoração da sua casa
Ajudando a dividir ambientes ou como elemento decorativo, os biombos são curingas para transformar o décor de qualquer espaço com sofisticação

Quando há o desejo de delimitar um espaço, mas não é possível fazer uma reforma, uma solução prática e, claro, sofisticada são os biombos. Essas peças funcionam como uma alternativa econômica e versátil para dividir áreas e, de quebra, deixar a decoração ainda mais charmosa.
Originários da China Antiga, os biombos primeiro se espalharam por outros países da Ásia, até conquistarem espaço também na Europa. A facilidade de deslocá-los de um lugar para outro contribuiu para sua popularização e, hoje, eles já são elementos consolidados na arquitetura e interiores em todo o mundo.
E se você tem vontade de adotar a peça, mas ainda não sabe como inseri-la no décor, confira as dicas das arquitetas Danielle Dantas, Fernanda Amorim e Paula Passos, que mostram como o biombo pode turbinar o interior da sua casa:
Hall de entrada

No projeto, a estante da Artefacto foi desenhada especialmente para o espaço: ela começa apoiada na parede de pedra e se transforma em um biombo vazado na ponta da escada. Próximo ao hall de entrada, a estrutura metálica revestida de couro e prateleiras em pau-ferro, com impressionantes 3 metros de altura, foi praticamente um trabalho de engenharia.
Adega em casa

Neste projeto, as arquitetas criaram um biombo metálico para dividir a adega da entrada do lavabo. Como a área social e gourmet do apartamento é integrada, a proposta foi criar uma divisão sutil, que não bloqueasse totalmente a visão, mas garantisse a privacidade de cada ambiente.
Quarto

Com a tendência do home office, é cada vez mais comum que o quarto seja também usado como espaço de trabalho. O problema é que essa união pode atrapalhar os momentos de descanso. Nesse caso, os biombos minimalistas são ótimas alternativas, já que ajudam a separar funções e ainda servem como cenário elegante para reuniões online.
Sala de estar

Nos apartamentos menores, os biombos surgem como aliados na otimização do espaço. Eles costumam ser usados, por exemplo, para separar a sala de estar da cozinha, ambientes que geralmente são integrados. Para manter a harmonia, também vale apostar em modelos que combinem com as cores da decoração.
Elemento decorativo

Se a intenção não for dividir ambientes, o biombo pode ser usado apenas como uma peça decorativa. A proposta, além de estilosa, remete ao modelo clássico transparente criado na China Antiga. Assim, ele vira uma forma simples e autêntica de adicionar cultura e personalidade à casa.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.