Cora Fernandes dá dicas para organizar cômodos de forma personalizada
Personal organizer dá dicas para arrumar o lar levando em conta rotina, gostos pessoais e facilidade de manutenção
Na hora de organizar a casa, a palavra-chave é paciência. Isso porque o ideal é arrumar um ambiente de cada vez, sem pressa e, atenção, sem compras desenfreadas! Nada de selecionar os organizadores antes de mergulhar em cada espaço.
“É durante o processo de organização que você começa a sentir necessidade de adaptações no mobiliário, de colocar organizadores e outros”, alerta a personal organizer e apresentadora Cora Fernandes (@corapersonalorganizer).
É também em meio a arrumação que nasce a personalização dos espaços. “Personalizar a organização é pensar de acordo com cada morador. Deixar a casa prática para quem mais utiliza aquele ambiente. É preciso captar o máximo de informações da pessoa e de sua rotina para que fique prático e funcional”, explica a especialista.
Nesse sentido, é indispensável olhar cada cômodo e analisar: quem mais utiliza esse espaço? A resposta pode variar entre adultos, crianças, moradores ou funcionários da casa.
E, a partir das necessidades destas pessoas, é possível criar sistemas de arrumação que deixem os itens mais utilizáveis, atendendo gostos pessoais e sendo mais fácil de manter tudo em seu devido lugar.
“É preciso até saber, por exemplo, se a pessoa prefere camisetas penduradas ou dobradas na gaveta”, detalha a personal organizer.
Entender estes aspectos também abre novas possibilidades de mobiliário. “É preciso de mais prateleiras ou a necessidade é por ter um cabideiro?”, exemplifica Cora.
Vale investir em organizadores?
Já em relação aos organizadores, caso precise, considere os retangulares para armários profundos e os quadrados para os móveis com menor profundidade.
“Para melhorar, opte por aqueles que, caso não tenham mais utilidade na cozinha, facilmente você usaria no banheiro”, indica a expert.
Truques de organização infalíveis
Já deu para entender que personalizar a organização exige atenção aos mínimos detalhes e o resultado é sempre único em cada lar, mas algumas dicas podem ajudar no processo. Confira abaixo cinco truques infalíveis de Cora:
- Identificação: Serve para a casa inteira. Exemplo: alimentos abertos em potes herméticos sempre devem ser identificados com nome na frente e validade no fundo do pote. Tem alimentos que são facilmente confundidos, como polvilho doce e amido de milho.
- Separar em categorias: Isso te dá noção de tudo o que tem e, na hora da organização, saber se cabe ou se você possui mais do que o espaço suporta.
- Organizar de acordo com cada morador da casa: Cada um tem seu jeito de ser, então fazer uma organização personalizada é como respeitar a decisão de cada um. Mas cada um dos moradores precisa participar do processo também!
- Organizadores: Os organizadores devem servir de apoio na organização, você precisa saber o que já possui para comprá-los.
- Mobiliário: Compre ou projete móveis que, além de caber no espaço do ambiente, possuam o tamanho ideal. Assim, todos os seus pertences podem ser armazenados de forma organizada.