Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cadeira Cesca: conheça a história desse clássico do design

Criada pelo arquiteto e designer Marcel Breuer, a peça tem duas versões, com e sem braços, e inovou ao utilizar uma estrutura em linha contínua de aço

Por Julyana Oliveira
10 out 2022, 09h34
Cadeira Cesca
Criada em 1928, a cadeira Cesca continua atual.  (Instagram @elektracianf/Reprodução)
Continua após publicidade

Criada em 1928, a cadeira Cesca tornou-se um clássico do design mundial por sua inovação e frescor, adjetivos que carrega até hoje, mesmo no auge de seus 94 anos. O arquiteto e designer Marcel Breuer, seu criador, fez parte da primeira turma de alunos da escola alemã Bauhaus, e trabalhou com primor o encontro entre artesanato e design industrial no desenvolvimento da peça.

reproducao-celine_danyce-instagram
A Cesca uma estrutura em linha contínua que suporta o assento sem balanço. (Instagram @celine_danyce/Reprodução)

Vanguardista, Breuer foi o primeiro a desenvolver mobiliário com aço curvado sem o uso de solda em sua fabricação. A descoberta da técnica se deu um pouco antes, quando criou a poltrona Wassily. Ao aprimorar o uso dos tubos, o designer chegou à Cesca: uma estrutura em linha contínua que suporta o assento sem balanço — um dos conceitos mais aclamados do design do século 20.

cadeira Cesca
A cadeira cesca conta com versões com e sem braço. (Instagram @dg_arquitecto_estudio/Reprodução)

A Cesca ganhou duas versões: com e sem braços. A opção com apoios repete o feito do aço curvado contínuo, mas eles foram revestidos com madeira para uma estética e conforto assertivos. No assento e encosto, a palhinha, trama de origem europeia, garante o efeito graciosidade do item.

Continua após a publicidade
Cadeira cesca
A Cesca entrou para a lista das 10 cadeiras mais importantes do século 20. (simonehaag.com/Reprodução)

Presente na lista de dez cadeiras mais importantes do século 20, um modelo original fabricado pela Thonet, está em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA. Vale ressaltar que outras empresas também ganharam direito de fabricação e distribuição, incluindo a Knoll, que já vendeu mais de 250 mil peças. Não à toa, ela é também uma das cadeiras mais vendidas da época.

Para fechar a história desse clássico do design com chave de ouro, a Cesca ainda conta com um elemento surpresa encantador: seu nome, uma homenagem à filha de Breuer, Francesca. Impossível não se apaixonar, não é?!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.