Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 3,99

Aproveite o tempo seco para lavar a roupa pesada. Confira estas dicas

Saiba por que agora as roupas secam rapidamente e veja como lavar e guardar cobertores, edredons, malhas e casacos para a próxima temporada.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 15 jan 2020, 09h54 - Publicado em 16 set 2019, 14h07
A folded rolls duvet is lying on the dresser against the background of a blurred window. Household. (Olga Nikiforova/Getty Images)
Continua após publicidade

A gente sofre muito com a baixa umidade do ar, mas para secar roupas ela é perfeita! Então, aproveite o clima seco e coloque para lavar toda aquela roupa pesada – que, inclusive, agora com o fim do inverno deve ficar guardadinha no armário.

A explicação técnica para a rapidez da secagem é que o ar seco facilita o agrupamento das moléculas de água que saem do tecido – na prática, isso significa que se você lavar um edredom de manhã e deixar no varal em local ventilado, mesmo que na sombra, é provável que ele esteja sequinho no fim da tarde.

Se animou para pôr a roupa em dia? Anote essas dicas de lavagem e secagem da personal organizer Arlete Roschi, da Ô Lá em Casa:

  • Antes de enfiar cobertores, edredons, casacos e cia na máquina, olhe a etiqueta de cada peça. “Nela constam as informações de como o tecido deve ser lavado, se pode ir à máquina, se deve secar ao sol, na sombra…”, enumera Arlete.
  • Se a peça puder mesmo ir para a máquina, veja se o peso é adequado: “Geralmente, máquinas com capacidade para 10 kg lavam bem um edredom de casal, já os queen e king só em eletrodomésticos de 15 kg”, diz.
  • Pendure a roupa no varal bem esticadinha, deixe por algumas horas e vire a peça para garantir a secagem completa.
  • Mesmo que você perceba que a peça esteja seca, deixe mais um pouco no vento. Guardar o tecido com o mínimo de umidade pode gerar a formação de fungos e mofo.
  • “Dê preferência ao sabão líquido, pois ele sai melhor no ciclo da lavagem. Caso use a versão em pó, dilua antes de pôr na máquina”, aconselha a personal organizer.
  • Não lave edredom de fibra sintética com amaciante. “O tecido interno do recheio da peça pode perder o seu formato original e ficar bem mais fino, perdendo sua função de acolchoar”.
  • Depois da secagem completa, se for guardar a roupa pesada no armário para a próxima temporada de frio, dê preferência a embalagens de TNT. “Esse material permite que a peça respire e, ao mesmo tempo, fique protegida da poeira”, finaliza Arlete.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

inf-tela-bloqueio.rodapeTelaBloqueio