Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

180 m² com muita personalidade e soluções espertas de marcenaria

O projeto assinado pelo escritório Todos Arquitetura foi idealizado para um casal de colecionadores de arte

Por Julyana Oliveira
14 dez 2022, 09h22
galeria de quadros
painel ripado com cremalheiras acopladas foi a solução para exibir as obras de arte com praticidade. (Maura Mello/Divulgação)
Continua após publicidade

Imagine projetar um painel para exibir obras de arte. O desafio é grande, afinal, é preciso levar em conta a possibilidade de a coleção aumentar e ainda permitir a reorganização das peças quando os proprietários desejarem. 

parede com obras de arte
As obras de arte são o grande destaque da sala. (Maura Mello/Divulgação)

Essa foi umas das demandas encaradas pelos arquitetos Maurício Arruda, Fabio Mota, Rogério Gurgel, Clara Nahas e Camila Escobar, o time estrelado do escritório Todos Arquitetura, no projeto desse apartamento de 180 m², em São Paulo. Um painel ripado com cremalheiras acopladas foi a solução idealizada e desenhada pela equipe. 

todos arquitetura
O branco entrou como um ponto de respiro no espaço, deixando tudo mais leve. (Maura Mello/Divulgação)

“Para equilibrar toda essa superfície verde que recebe as obras de arte, o lado oposto da sala possui uma estante de serralheria branca. A ideia é que ela seja um ponto de respiro no living , com linhas mais finas e ortogonais”, aponta Clara Nahas, coordenadora de criação e responsável pelo projeto, sobre a paleta de cores exibida no imóvel. 

Continua após a publicidade
nicho com canto alemão
Nicho com canto alemão permite que a família faça as refeições em conjunto sem a necessidade de uma mesa de jantar. (Maura Mello/Divulgação)

Ideias espertas de marcenaria também ganharam espaço na cozinha. “A vontade [dos proprietários] era ter um espaço de refeição que abrigasse os quatro familiares sem necessariamente montar a mesa principal de jantar”, explica a arquiteta. Para tanto, o layout foi reorganizado e o ambiente ganhou um nicho com canto alemão para refeições.

quarto infantil
Quarto da filha é agradável e também conta com marcenaria bem planejada. (Maura Mello/Divulgação)
Continua após a publicidade

Na área íntima, o destaque fica por conta do quarto das crianças, dois cômodos cheios de personalidade. O da filha foi projetado a partir da espaçosa escrivaninha com penteadeira embutida. “Na parede como superfície apropriável aplicamos cortiça”, aponta a profissional. Já o quarto do filho, tem uso semelhante com estante para livros e brinquedos, além do pegboard que abriga seus colecionáveis.  

Sobre o resultado final, Clara define: “clássico, vivo e com história”. E não poderia ser mais assertivo, afinal, não é todo dia que obras de artistas como Mauro Paiva, Tomie Ohtake e Ianelli encontram peças de Sergio Rodrigues e Geraldo de Barros. Bom, nesse apartamento é, sim, todos os dias.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.