Como escolher o xampu e condicionador para seu tipo de cabelo
Não tem ideia de qual produto usar? Nós te ajudamos a ficar atenta às especificidades e demandas do próprio cabelo para acertar na hora de escolher
*Escrito por Maria Cecília Prado, diretora do site Beauty Editor, especial para CLAUDIA
Seus fios são coloridos e estão secos e danificados? E para piorar a situação, você não tem ideia de qual xampu, condicionador, máscara capilar e finalizador usar? Nós te ajudamos a ficar atenta às especificidades e demandas do próprio cabelo e acertar na hora de escolher o produto mais adequado para cada caso, confira:
Leia mais: 11 xampus, ampolas e máscaras específicos para cuidar dos fios coloridos.
Cabelos coloridos saudáveis
Prefira itens que foquem na manutenção e na proteção da cor. “Procure no rótulo a informação de que o cosmético contém filtro solar, pois o sol é um dos principais culpados pelo desbotamento”, esclarece Zaíra Campos, treinadora comercial das marcas L’Oréal Paris e Garnier,. O ativo deve estar presente no xampu, no condicionador e, em especial, nos produtos sem enxágue, como modeladores e óleos de tratamento.
Veja também: Loiros, castanhos e ruivos: Descubra quais são as cores de cabelo do momento.
“Busque também as substâncias que tenham efeito antioxidante, como a vitamina E”, aconselha Ana Paula Rosa, gerente de educação da marca profissional Kérastase. “Elas evitam que a ação dos radicais livres provoque alteração na cor.” Outros componentes úteis são os óleos vegetais, como o de linhaça, que deixam a superfície do fio mais macia e homogênea – e menos sujeita a deixar a pigmentação se perder – e o gluconato de zinco, que ajuda a fixar os pigmentos na parte interna.
Leia mais: Desbotamento e raiz aparente? 3 produtos e 1 aparelho para disfarçar.
Cabelos coloridos ressecados
Aqui, o cuidado deve envolver produtos que contenham ativos nutritivos, emolientes e hidratantes. Em outras palavras, geleia real, óleos vegetais de argan, de camélia, de damasco, de monoï ou de pracaxi , manteigas vegetais – como a de karité e a de manga – e componentes como o Aloe Vera, um campeão da hidratação.
Veja também: 10 perfis do Instagram para ajudar a encontrar a cor dos seus sonhos.
Cabelos coloridos danificados
Para regenerá-lo, as substâncias-chave são aminoácidos, proteínas (como a arginina), pró-queratina e ceramidas. São elas as mais eficientes em fortalecer o fio e deixá-lo mais regular – funcionam com uma espécie de cimento que nivela e reestrutura a fibra capilar. Fórmulas com proteção térmica ajudam a evitar que mais danos sejam causados pela chapinha, pelo baby-liss e pelo secador.
Leia mais: 9 finalizadores para quem tem fios coloridos.
Vale lembrar que um mesmo cabelo colorido pode ter mais de uma necessidade – pedir força, hidratação e proteção contra o desbotamento ao mesmo tempo. É o seu caso? Então, vale montar uma agenda capilar mais complexa, mas muito eficiente. Nas semanas pré-coloração ou descoloração, invista nos produtos reestruturantes, que vão reforçar o fio para enfrentar o processo químico. Assim que fizer a cor, “mude a chave”: passe a aplicar tratamentos para manter a cor, alternando-os ou combinando-os com os hidratantes e nutritivos.