12 mitos e verdades sobre a queda de cabelo
A maioria das mulheres que sofre com a queda de cabelo acredita na possibilidade de ficar careca. Quer passar longe desse mal? Confira as respostas de médicos às dúvidas mais comuns sobre o problema
Cerca de 30% da população feminina mundial sofre com a queda de cabelo
Foto: Reprodução
Um estudo realizado na Universidade de Bologna, na Itália, concluiu que quem sofre de queda de cabelo – mais de 30% da população feminina mundial – teme a possibilidade de ficar careca. Para passar longe desse mal, confira algumas dicas e esclareça suas dúvidas.
1. A queda de cabelo dá sinais durante o banho ou no travesseiro
VERDADEIRO. As duas situações podem revelar o problema, mas lembre-se: é normal perder cerca de 100 fios de cabelo por dia. Como não dá para contar, apenas observe.
Se o volume de fios caídos aumentar, procure um médico.
2. Lavar o cabelo todos os dias provoca a queda dos fios
FALSO. Deixar de lavá-lo acreditando nisso pode causar ou piorar um quadro de caspa. O ideal é lavar o cabelo dia sim, dia não. Mas lavar diariamente não prejudica as raízes nem os fios e é fundamental para quem tem cabelo oleoso ou pratica esportes.
3. Menstruação faz cair cabelo
FALSO. O desequilíbrio hormonal é o que influencia, principalmente na fase pré-menstrual. O problema também pode surgir na menopausa, na puberdade e depois da gestação.
4. Estresse pode desencadear o problema
VERDADEIRO. O estresse é um grande motivador porque faz o corpo produzir substâncias químicas que interrompem o crescimento dos cabelos.
5. Anticoncepcional, remédios ou vitamina A misturados ao xampu combatem a queda e fazem o cabelo crescer
FALSO. Nenhum desses modismos funciona, pois eles não penetram nos fios ao serem aplicados externamente.
6. Cortar as pontas fortifica e ajuda a evitar a queda de cabelo
FALSO. As pontas não têm influência no crescimento dos fios. Diferentemente das plantas, a raiz não sabe o que acontece nas pontas porque não há nenhuma ligação entre elas. Cortar as pontas do cabelo só resolve o problema de pontas duplas.
7. Dormir de cabelo molhado aumenta as chances de queda
FALSO. A raiz não se encharca com a umidade dos fios. O único mal que pode causar é resfriado. Mas tome cuidado com a água muito quente que pode, sim, piorar o problema.
8. Escova e chapinha causam queda
DEPENDE. Tanto a escova como a chapinha podem enfraquecer os fios se forem feitas excessivamente. Se a frequência desses procedimentos for dia sim, dia não, não há grandes problemas. O problema seria escovar o cabelo com muita violência.
9. Megahair enfraquece os fios
VERDADEIRO. A raiz fica machucada e o cabelo cai por causa da força que os fios “puxados” fazem. Esse problema também pode acontecer com mulheres que prendem o cabelo todos os dias.
10. Problemas no couro cabeludo têm relação com queda capilar
VERDADEIRO. O mais comum é a caspa. Os mais raros são psoríase (áreas avermelhadas sobrepostas de escamas que podem ou não coçar) e infecção provocada por fungos (micose), mais comuns em crianças.
11. Comer errado faz perder cabelo
VERDADEIRO. Carência de vitaminas e nutrientes como ferro, zinco, biotina e alguns aminoácidos enfraquece os fios. Já as vitaminas A e E, o complexo B e o cálcio têm relação direta com fios saudáveis.
12. Se o cabelo da minha mãe cai, o meu pode cair também
VERDADEIRO. A calvície pode ser hereditária e não tem cura. É diferente da queda, que é normal e não gera preocupação.
Fontes: Ligia Kogos, dermatologista, e Ademir Júnior e Valcinir Bedin, tricologistas