Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 3,99

Rotina de skincare: como otimizar os passos para garantir benefícios

Dermatologista ensina a ordem dos produtos, além da melhor forma de aplicá-los

Por Ana Luisa Cardoso
Atualizado em 24 abr 2023, 18h08 - Publicado em 18 abr 2022, 10h32
rotina de skincare
Os melhores produtos de beleza de abril (JLco - Julia Amaral/Getty Images)
Continua após publicidade

É só olhar gabinetes de banheiros recheados ou encarar prateleiras da farmácia para o desejo de experimentar todos os produtos e tirar o melhor deles vir à tona. Mas é preciso ter cuidado. Além de ficar atento as funções de cada creminho, é importante buscar as melhores fórmulas para o seu tipo de pele, idade, necessidades especiais e respeitar uma ordem de aplicação, que faz toda diferença.  

Não dá para lavar o rosto depois do tônico, por exemplo, porque o tônico equilibra o pH do sabonete”, pontua a dermatologista Adriana Cairo, da Clínica Adriana Cairo e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “As pessoas têm dificuldade porque há muita oferta hoje em dia. É importante ter orientação”.

A visita ao dermatologista é sempre a melhor dica possível quando falamos de skincare, porém, existe um “passo a passo” básico para a sua rotina, e esse começa com a limpeza, ao menos duas vezes ao dia, com um sabonete para lavar o rosto, como diz a dermatologista. Em casos de peles muito oleosas, pode ser indicado o uso de sabonetes esfoliantes, duas ou três vezes por semana. “Depois, é a vez do tônico, que normalmente vem para equilibrar o pH e completar a limpeza de pele”, disse. “É um passo básico, tanto para manhã, quanto noite”. 

Após o tônico, a sua pele poderá receber, na região dos olhos, um creme específico. “Essa área é a de pele mais fina do corpo, que mais precisa de hidratação, e o sérum hidratante pode não ser suficiente”, disse. “Geralmente [os produtos para olhos] são mais nutritivos, mais cremosos, tem um tipo que pode até dar efeito de lifting, e vem com acessório, uma bolinha massageadora”. Segundo a especialista, por ser uma região sensível, usar cremes de rosto nos olhos pode causar irritações, ardência. Portanto, o ideal é dar preferência aos especializados. 

Após os olhos, é a vez do hidratante facial, em creme ou sérum. “Os séruns tem muita força no Brasil. No geral, a gente não tolera creme, prefere algo com toque mais seco e que absorva melhor”, disse. “Sérum com antioxidantes e vitamina C são perfeitos para usar de dia”, completa. 

Continua após a publicidade

Mas o sérum sozinho garante toda hidratação? De acordo com a dermatologista, em casos de pele seca ou que passaram por tratamentos a laser, por exemplo, vale recorrer ao creme hidratante. E lembre-se, sempre aplique o sérum ou hidratante com movimentos ascendente no rosto. Se você faz uso de rolinhos massageadores feitos de pedra ou metal, por exemplo, esse é o momento de tirá-los do armário. 

Por fim, é a vez do protetor solar. “Com cor é melhor para pacientes com manchas, porque o pigmento do protetor tem uma ação de bloqueio físico também”, disse. 

À noite, a rotina segue a mesma até a etapa de hidratação na área dos olhos. Porém, se você estiver fazendo uso de ácidos ou cremes mais nutritivos, essa é a hora deles entrarem em cena. “[O ácido] promove renovação celular, deixa a pele sempre fina, macia. Aqueles sinais mais externos se renovam. E o creme nutritivo entra por conta da hidratação, ele ajuda no envelhecimento”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

inf-tela-bloqueio.rodapeTelaBloqueio