O que procurar no rótulo ao escolher seu hidratante corporal de uso diário
Saiba quais são os veículos e princípios ativos ideais para cada tipo de pele.
Existem duas verdades sobre o uso de hidratantes corporais no dia a dia. A primeira é que todos os tipos de pele precisam de hidratação – mesmo as oleosas – para reforçar sua barreira física contra as agressões externas (como a poluição).
A segunda é que nunca se deve usar um produto que tenha sido desenvolvido para um tipo de pele diferente do seu. Além de não trazer benefícios, ele pode causar danos à saúde e à aparência da cútis.
Para ajudar nas suas escolhas de hidratantes corporais nas farmácias, pedimos que as dermatologistas Sábata Reis (da clínica QuoVita-RJ), Michele Haikal e Julia Borba explicassem quais são as informações a que devemos prestar atenção nos rótulos ou embalagens antes de comprá-los – além da indicação do tipo de pele, é claro.
Pele seca
Características da pele: mais sensível, tende à descamação e à coceira
Tipo de hidratante corporal ideal: creme ou fluído
Princípios ativos: aveia, semente de uva, manteiga de karité, germe de trigo
Pele oleosa
Características da pele: brilho natural excessivo, aspecto “engrossado”, propensão à acne
Tipo de hidratante corporal ideal: gel ou loção oil-free
Princípios ativos: ureia e aloe vera
Pele normal
Características da pele: poros fechados, sem brilho excessivo ou descamação
Tipo de hidratante corporal ideal: gel creme com base aquosa
Princípios ativos: vitaminas A, C e E (a ideia é hidratar sem interferir no equilíbrio natural)
Além disso, tome os seguintes cuidados de hidratação com a pele do corpo:
– Aplique o hidratante corporal sempre após o banho, quando os poros estão dilatados e, portanto, mais receptivos para a penetração dos princípios ativos.
– Dê atenção também ao sabonete usado no banho; assim como o hidratante, ele deve ser adequado para seu tipo de pele.
– Aumente a quantidade de aplicações de hidratante nas partes expostas do corpo (braços, colo, pernas) quando o clima estiver muito seco.
– Hidrate-se de dentro para fora bebendo pelo menos dois litros de água por dia; além de ajudar nas funções dos órgãos internos, a hidratação do organismo ajuda a manter a pele saudável e bonita.
– Caso você esteja com alguma outra doença ou condição que interfira na sua pele, como diabetes ou uma dermatite, só use hidratante corporal sob a orientação de um/a médico/a dermatologista. A interação de princípios ativos com medicamentos pode ter consequências desastrosas e perigosas para a pele e para a saúde como um todo.