Entenda o que é a quaresma e quando começa e termina em 2024
Período de 40 dias simboliza o tempo em que Jesus passou jejuando no deserto
Afinal, o que é a Quaresma? — esta é a questão que, todos os anos, as pessoas continuam a se perguntar. De forma direta, a quaresma é um período litúrgico de 40 dias adotado por muitas religiões cristãs, incluindo a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas correntes protestantes.
Quando começa e termina a quaresma em 2024
A quaresma começa na ‘Quarta-feira de Cinzas’ — que, neste ano, aconteceu em 14 de fevereiro —, e termina no domingo de ramos, dia 24 de março. No total, o período sempre dura 40 dias.
O que acontece na Quaresma?
Durante a Quaresma, cristãos e simpatizantes buscam se envolver em práticas como jejum (é recomendável não comer carne vermelha nestes 40 dias), penitência, oração e caridade, como uma preparação espiritual para a celebração da Páscoa, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
Alguns fiéis também eliminam doces e bebidas alcoólicas da rotina durante o período, mas isso fica a critério de cada indivíduo. De qualquer forma, durante a Sexta-feira Santa, o consumo de carne vermelha é proibido.
40 dias são simbólicos
Os quarenta dias são simbólicos, representando os quarenta dias que Jesus passou jejuando no deserto, de acordo com os relatos bíblicos.
Muitos aproveitam esse tempo para refletir sobre as escolhas que vêm fazendo, além de buscar arrependimento e renovação espiritual, a fim de se aproximar ainda mais de Deus, alcançando purificação energética.
Quaresma de São Miguel Arcanjo em 2024
Diferente da Quaresma tradicional, a Quaresma de São Miguel Arcanjo é um período de reza entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro (com exceção dos domingos, que devem ser dedicados a Deus, segundo a tradição).
Esta é uma forma de devoção particular e, portanto, sua prática não é obrigatória na Igreja Católica. Na prática, ela serve mais para que cada fiel expresse a sua espiritualidade de maneira privada, potencializando a fé dentro de si.
Origem da Quaresma de São Miguel
A Quaresma de São Miguel Arcanjo tem suas raízes na vida penitente de São Francisco de Assis e em sua percepção de uma lacuna espiritual entre os períodos da Quaresma (dedicada à reflexão e à penitência em preparação para a Páscoa) e do Advento (tempo de antecipação e preparação para o Natal).