Fim das brigas por mensagem: 8 dicas para casais evitarem mal-entendidos
Descomplique a comunicação e evite conflitos no relacionamento

Lidar com conflitos é sempre um desafio. Porém, quando a discussão ocorre em alguma plataforma de mensagem, a situação tende a piorar. Esses momentos de confusão, mesmo que pequenos, podem evoluir para algo maior se não forem resolvidos com cuidado, paciência e assertividade.
De acordo com a psicóloga Rejane Sbrissa, as pessoas leem as palavras de acordo com o que têm dentro delas, e não necessariamente com o que o outro quis expressar. “Justamente por isso podem acontecer muitos mal-entendidos, principalmente se for no início do relacionamento”, afirma.
A seguir, exploraremos algumas dicas essenciais para evitar confusões por mensagem:
1. Comunicação clara
Problemas como a falta de confiança e ressentimentos podem se agravar com a falta de diálogo. Muitas vezes o problema não está no amor, e sim na dificuldade de compreender o parceiro e se sentir compreendido.
“Conseguir expressar suas emoções, seus gostos, crenças, modo de ver a vida e lidar com as adversidades. A falta de diálogo aberto e correto costuma distanciar os casais”, diz.
2. Pontuação, emojis e escrita
Ao expressar-se, evite o uso de sarcasmo ou ironia e não guarde emoções, para que elas não se transformem em mágoas. Uma comunicação inadequada pode causar conflitos desnecessários, afastamento e má interpretação.
Apesar de ajudar, até os emojis e uma pontuação mal pensada podem interferir nos momentos mais acalorados. Uma simples vírgula é capaz de mudar todo o contexto da frase. Portanto, atente-se aos pequenos detalhes.

“O ideal é corrigir com uma mensagem de áudio, pois pelo tom de voz e modo de se expressar fica tudo mais claro. Ou então, descreva melhor o que quis dizer e onde está a falha de interpretação”, sugere.
3. Mantenha a calma
“A falta de expressão facial e do tom de voz faz com que a pessoa não consiga saber exatamente o que o outro quis dizer, afetando a interpretação correta. Uma mesma frase pode ser lida e entendida de diversas maneiras”, informa a profissional.
Para reverter esse cenário, use um tom calmo e respeitoso. Leia as mensagens antes de enviar, de modo a garantir que ela transmita realmente o que você quer dizer. Todos temos dias difíceis e, de vez em quando, o outro pode não estar em seu melhor momento.
4. Evite acusações
A linguagem acusatória pode causar ainda mais conflitos. Priorize falar sobre como a situação te afetou. “Sempre deve haver respeito no modo de se tratarem. Sem xingamentos, ofensas e agressividade nas palavras escritas ou faladas”, destaca Rejane.

5. Escute
Nunca presuma que você sabe o que o outro está pensando ou sentindo. Esteja disposto a ouvir e entender o outro lado, sem interrupções. “A não ser que a pessoa escreva exatamente como está se sentindo, só saberemos com qual humor e emoção ela escreveu se a conhecermos muito bem”, pontua.
6. Seja empático e ofereça soluções
Ao invés de focar no problema, tente direcionar a conversa para possíveis soluções. Se coloque no lugar do seu parceiro e entenda as suas emoções, necessidades e perspectivas. A empatia ajuda a diminuir a tensão e a encontrar soluções que beneficiem ambos.
A psicóloga oferece algumas dicas: “O casal deve sempre respeitar o modo de cada um ser e ver a vida. Valorize o que foi lido ou ouvido, refletindo antes de responder. Garanta a compreensão do outro. Respeito, apoio, afeição, companheirismo”.
7. Conversa ao vivo
Caso a discussão persista – ou para casos mais sérios –, a recomendação é investir em um bate-papo frente a frente. “Se perceber que o papo não está indo para nenhum lugar benéfico, o melhor a fazer é parar, esperar as emoções se acalmarem, organizar as ideias, pensar em tudo que foi lido e escrito e conversar com calma pessoalmente em um outro momento”, orienta.

8. Se autoavalie
Reflita sobre as suas próprias atitudes e questionamentos. Muitas vezes, achamos que o outro é o problema, mas nós também podemos estar errados em conflitos. “Quanto mais sério e importante for o assunto, mais detalhes são importantes para facilitar o entendimento correto”, finaliza.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.