Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

8 sinais de que seu relacionamento ainda tem salvação

O ajuste de comportamentos e sentimentos indicam que ainda há amor

Por Camila Iannicelli
Atualizado em 28 jan 2025, 10h45 - Publicado em 25 jan 2025, 05h30
Como saber se o meu relacionamento tem volta?
Dê um tempo para reavaliar o que pode ser feito  (Vija Rindo Pratama/Pexels)
Continua após publicidade

Vários motivos podem levar a um término de relacionamento. Seja pela rotina, desgaste, distanciamento ou discussões, são diversas as causas envolvidas em um rompimento. A vida a dois nem sempre é um mar de rosas, o que faz  muitos casais se separarem, mesmo que ainda exista amor.

Agora, claro, nem todas as crises são sinônimo de término iminente. Será que este é o caso de vocês? A seguir, confira os indícios de que o seu namoro ainda tem salvação. 

Comunicação

Se mesmo após o término vocês continuam se falando com frequência, isso pode ser um sinal de que ainda há conexão e interesse. Além disso, a capacidade do casal em ter conversas maduras e honestas sobre o relacionamento é fundamental para o processo de reconciliação.

De acordo com Rejane Sbrissa, psicóloga cognitivo comportamental (CRP 40001-8), no momento de reconciliação, a comunicação “é essencial para que os aspectos que causaram o término ou o afastamento não voltem a ocorrer. Um deve entender o que o outro quer para poderem fazer alguma coisa concreta e transformar relação de forma positiva”. 

Como conversar de forma aberta com o parceiro?
O diálogo é essencial para a reconciliação (Priscilla Du Perez CA/Unsplash)

Mudança nas atitudes

O interesse em resolver os problemas e atitudes que levaram ao término prova a vontade de superar os obstáculos. Nesse sentido, a mudança no comportamento – feita a partir da revisão de hábitos antigos –, é um grande indício de que há esperanças. 

Tentativa de contato

A pessoa busca formas para estar ao seu lado o tempo todo. Essa persistência demonstra a vontade de voltar e ter a chance de fazer as coisas de outra maneira. A chance de refletir sobre a relação e reavaliar as atitudes é uma forma de manter a chama acesa. 

Continua após a publicidade

Demonstrações

Ele ressalta as coisas boas em você, relembra os momentos que viveram juntos, se preocupa com a sua vida e o seu bem-estar e sempre tenta ajudar. Além disso, faz gestos românticos, expressando uma vontade genuína de mudar. 

Como surpreender o meu parceiro?
As demonstrações indicam a vontade de retornar (Vija Rindo Pratama/Pexels)

“Algumas vezes, o tempo de separação pode ajudar bastante. No dia a dia, os hábitos acabam virando rotina e ninguém mais vê o que realmente está fazendo ou querendo do outro. Entram no modo automático. Separados vão conseguir perceber onde estavam as possíveis faltas ou excessos”, pontua a psicóloga.  

Reconhecer os erros

O parceiro mostra arrependimento, pede desculpas e admite os próprios defeitos. A profissional destaca: “Primeiramente é preciso perdoar o parceiro, ter paciência, não guardar ressentimentos. Deixe bem definido o que é aceitável e o que não é no relacionamento. E reconstruam a autoconfiança e autoestima da relação”.

Redes sociais

Se ele continua curtindo suas fotos nas redes sociais, comentando nos posts e até enviando aquelas piadinhas que só vocês entendem, significa que a comunicação não foi totalmente finalizada. 

Continua após a publicidade
Como reconquistar o meu ex?
O contato nas redes sociais não permite o fim definitivo (Tracy Le Blanc/Pexels)

Respeito

Apesar das tentativas, se o seu ex respeita o seu espaço e o seu tempo para processar as coisas sem pressões ou cobranças, isso demonstra um sinal positivo. Rejane comenta um pouco mais sobre: “Se os dois estão se empenhando, com honestidade e seguros de que querem a relação, eles agem de modo sincero, evitam ser evasivos, procuram deixar o outro mais seguro e escutam o parceiro”.

Saudade

Você até tentou conhecer outras pessoas, mas parece que a química não acontece. Além disso, ao colocar na balança, as lembranças boas têm um espaço maior do que as negativas. Aqui, uma ressalva: não confunda a saudade com dependência emocional. “Amor é um sentimento de entrega que envolve admiração e desejo, já a carência é o sentimento de preencher um vazio emocional”, finaliza. 

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.