Relacionamentos nem sempre são fáceis, e muitas vezes tentamos encontrar soluções para os problemas do casal olhando para fora. Na realidade, se você olhar para dentro de si, pode encontrar as respostas que procura. O professor e monge zen-budista Thich Nhat Hanh defende que a prática do mindfulness, meditação que foca na atenção plena em si e no momento presente pode ajudar cada indivíduo em seus relacionamentos.
Seus ensinamentos estão reunidos no livro “A Arte de Amar” (Editora Agir), com pequenas notas sobre o amor e práticas para nutrí-lo. Lá, escolhemos 10 dicas importantes para um relacionamento saudável – com você e com os outros:
1) Olhe para você mesma com amor
Preste atenção ao seu padrão de pensamento e comportamento com você mesma: será que eu não estou sendo muito dura comigo? Será que eu estou exagerando em ter ciúmes disso? Por mais difícil que seja, ter consciência dessa autossabotagem nos ajuda a ir atrás das causas, refletir sobre elas e iniciar o processo de cura. Afinal, é amando a nós mesmas que seremos realmente capazes de amar outra pessoa de forma saudável.
2) Liberte-se dos complexos
Seja de inferioridade, de baixa autoestima e até de superioridade… a verdade é que esses complexos não são saudáveis para você ou para o seu relacionamento, pois eles não permitem que exista igualdade entre o casal. Assim como você tem pontos positivos, o outro também tem. Lembre-se disso quando sentir que vai começar a fazer comparações.
3) Você não é uma panela
“Toda panela tem a sua tampa”, “metade da laranja” e aquela coisa toda de ~par perfeito~ faz você perder o foco em uma parte importante do relacionamento: você mesma. Às vezes ficamos tão focados no amor e atenção que o outros nos dá que começamos a pensar que não podemos mais viver sem a pessoa. Quem tem que preencher os vazios que você sente é só você <3
4) Comunicação amorosa
Nem sempre entendemos pelo que o outro está passando. Assim como a outra pessoa também não vai entender nada se você não conversar, apenas discutir. Antes de começar a brigar, pergunte pelo que o outro está passando ou fale sobre o que você realmente está sentindo.
5) Escute com paciência
As vezes, tudo o que a outra pessoa precisa é o seu silêncio e atenção enquanto ela fala. Nem sempre é fácil, pois acabamos nos distraindo ou tendemos a corrigir o outro quando achamos que ele está errado. Mas tente ouvir o outro com amor, pelo tempo que for necessário.
6) Respire
Para uma DR evoluir para uma briga não é preciso muito e quando vocês se dão conta, já estão gritando um com o outro. Quando sentir que este momento está prestes a acontecer, apenas pare e respire. Tomar consciência da própria respiração ajuda no desenvolvimento da habilidade de parar antes de fazer ou dizer algo que pode se arrepender.
7) Alegria, alegria!
Todo mundo sabe que quando alguém do casal passa o tempo inteiro chorando e/ou irritado, é porque as coisas não vão bem. Mas por que não oferecer coisas que deixem o outro alegre para evitar essa situação? Se cada um fizer sua parte, através das pequenas coisas, a alegria vai nutrir o amor e o relacionamento será saudável.
8) O poder do perdão
É claro que ninguém fica feliz quando erra e, muito menos, quando o outro erra. Mas somos todos humanos e estamos suscetíveis ao erro. Por isso, perdoe e não perca a oportunidade de aprender quando isso acontecer, ok?
9) Diga “não”
Quando a gente ama devemos aceitar e dizer sim para tudo o que o ser amado fala/pede, certo?
ERRADO.
Conheça seus limites e o que te faz bem, para evitar viver situações que você não quer viver e, de quebra, uma discussão. Aprenda a dizer não!
10) Meditação do abraço
“Abraçar com consciência plena e concentração pode nos proporcionar reconciliação, cura, entendimento e muita felicidade”, explica o monge em seu livro. Abra os braços e o coração para quem você ama, pratique essa meditação diariamente – e muitas vezes ao dia! – e aproveite os benefícios!