Cabelo curto sem cortar? O truque do bob sem tesoura que viralizou
Rodrigo Cintra explica como garantir a ilusão de fios mais curtos, quase na altura do bob, sem abrir mão do comprimento original
Não, o bob sem tesoura não é um novo corte. São alguns truques de styling. Quantas vezes você já se imaginou de cabelo curto, mas travou na hora de pensar na tesoura? Eu, que costumo desencorajar mudanças radicais, vejo nessa proposta uma alternativa inteligente para testar o “visual bob” antes de qualquer decisão definitiva.
Ele também não é recente: nos anos 1990, top models e atrizes já apostavam no que hoje chamamos de noncommittal bob (bob sem compromisso) ou faux bob (falso bob ou bob de efeito).
Em pouco tempo, fios médios ganhavam outra aparência com o uso do babyliss, escova bem modelada nas pontas (para dentro ou para fora) e grampos estrategicamente posicionados.
Como toda boa tendência, ela volta repaginada. Mas o benefício continua: além de mudar o visual, sem alterar o comprimento, quando o desejo pelo bob passa, basta escovar ou lavar para recuperar o seu cabelão.
Escova modelada nas pontas
Gigi Hadid é um ótimo exemplo de como uma escova bem modelada nas pontas, com spray fixador, deixa o cabelo mais curtinho.
Cabelo preso com grampos
No Grammy de 2023, a cantora Taylor Swift surgiu com as pontas enroladas para dentro, em direção à nuca, e presas com grampos – muitos grampos.
Versátil
A modelo Lori Harvey é conhecida por manter o comprimento do cabelo entre um bob e um long bob, frequentemente alternando entre os dois no mesmo dia. Basta modelar as pontas, criando cachos bem definidos.
Pontas modeladas para dentro
Como você quer o seu bob? Selena Gomez investiu nas pontas viradas para dentro.
Bob assimétrico
O que achou do “corte” de Kate Beckinsale? Dá para ver bem a diferença do comprimento original, que ficou soltinho na frente.
Pontas presas delicadamente com grampos
Até Kate Middleton já apostou na tendência, recorrendo a grampos para enrolar e esconder as pontas, criando a ilusão de um corte mais curto. Elegante e discreta.
Faux bob
No faux bob, o volume na raiz é o que ajuda a “encurtar” o cabelo visualmente, criado a partir do desfiado no topo. Como fazer: com o cabelo seco, separe uma mecha no alto da cabeça e, com um pente fino, leve delicadamente os fios em direção à raiz.
Depois, alise apenas a superfície com os dedos ou com a escova, preservando o volume formado por baixo. Repita o processo em outras áreas do topo e finalize com um jato leve de spray fixador.
E aí: qual você vai copiar? Quer ficar por dentro das novidades, cuidados com os cabelos e tendências de corte e de coloração? Acesse o meu canal no Youtube.
Os 4 cortes de cabelo que vão dominar todos os salões em 2026
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.





